Amigas para Sempre

18 agosto



Sinopse: Tully Hart tinha 14 anos, era linda, alegre, popular e invejada por todos. O que ninguém poderia imaginar era o sofrimento que ela vivia dentro de casa: nunca conhecera o pai, e a mãe, viciada em drogas costumava desaparecer por longos períodos, deixando a menina aos cuidados da avó. Mas a vida de Tully se transformou quando ela se mudou para a alameda dos Vaga-lumes e conheceu a garota mais legal do mundo. Kate Mularkey era inteligente, compreensiva e tão amorosa que logo fez Tully sentir-se parte de sua família. Ao longo de mais de trinta anos de amizade, uma se tornou o porto seguro da outra. Tully ajudou Kate a descobrir a própria beleza e a encorajou a enfrentar seus medos. Kate, por sua vez, a ensinou a enxergar além das aparências e a fez entender que certos riscos não valem a pena. As duas juraram que seriam amigas para sempre. Essa promessa resistiu ao frenesi dos anos 1970, às reviravoltas políticas das décadas de 1980 e 1990 e às promessas do novo milênio. Até que algo acontece para abalar a confiança entre elas. Será possível perdoar uma traição de sua melhor amiga? Neste livro, Kristin Hannah nos conta uma linda história sobre duas pessoas que sabem tudo a respeito uma da outra – e que por isso mesmo podem tanto ferir quanto salvar.




Em Amigas para Sempre não temos vilões ou mocinhas, aqui temos as vidas dessas duas amigas fazendo os papeis de mal e bem, assim como na vida real. Temos o cotidiano, os medos, as insegurança e a amizade como base de tudo isso e como aliada de Kate e Tully para ultrapassar qualquer obstáculo.

Fiquei admirada pela escrita da autora, Kristin Hannah, pois ela nos cativa através da emoção. Mesmo que para muitos pudesse se tornar um livro cansativo, já que ele conta praticamente toda a vida das personagens, desde a adolescência até quase seus 40 anos, a autora faz isso de uma forma envolvente, pontuando os principais acontecimento e dividindo o livro por décadas. Eis que esse é o outro ponto forte da trama, pois vamos acompanhando a evolução desses últimos anos, anos 70,80,90,2000, através de músicas citadas, moda.



Sobre as caraterísticas das personagens, Tully apesar de ter sido muitas vezes abandonada por sua mãe, Nuvem, se mostrava insegura em relações familiares mas muito forte enfrentando a vida. E foi só conhecer Kate e sua família, que Tully colocou um sonho em sua vida, ser uma grande jornalista. E esse sonho de menina foi moldando sua personalidade em uma mulher determinada.
Kate, era a mais insegura das duas, e muitas vezes se mostrou submissa em relação a amiga. Mas o amadurecimento durante a história foi muito bom de acompanhar. 


"-Ela detestava aquele olhar. Mas o que mais importa não são as outras pessoas, isso eu aprendi. Quem a sua mãe é e como decidiu viver não são um reflexo de quem você é. Você pode fazer as próprias escolhas. E não tem nada do que se envergonhar. Mas você vai ter de sonhar alto, Tully - disse, e olhando para a sala, emendou: - Como aquela Jean Enersen ali, na TV. Uma mulher que chega a uma posição como a dela na vida sabe ir atrás do que deseja." p. 58


A dúvida central na sinopse, sobre uma amizade tão grande poderia matar ou curar, ficou presente em vários momentos durante a obra, mas sempre emocionando, por conta das reflexões que as personagens apresentadas nos fazem ter. Amigas para Sempre é uma história simples e ao mesmo tempo sublime, sobre um dos mais belos e fundamentais sentimentos, a amizade.


Posts relacionados

24 Comments

  1. Oi Nati,tenho lido sempre comentários muito positivos sobre os livros da autora,mas mesmo assim ainda não li nenhum.
    Quanto a esse livro" Amigas para Sempre",fiquei com vontade de conhecer as duas e curiosa com a história da amizade das personagens ao longo dos anos e o que vai abalar tantos anos de cumplicidade.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nati, tudo bem?
    Eu sou louca para ler esse livro, estou sempre acompanhando resenhas e comentários sobre ele, que só me deixam com mais vontade ainda de iniciar a leitura, mas eu ainda não tomei vergonha e comprei, mas espero que consiga ler ainda esse ano, por a ansiedade não vai aguentar muito hahaha.
    Abraços,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bom?
    Vejo tantas pessoas falando bem desta autora e deste livro. Adoro temáticas que envolvem amizades e famílias. Gostei do fato de você ter citado na resenha que as passagens dos anos são retratados por roupas e músicas. Livro mais que anotado para a minha listinha de compras. kkkkk

    Bjux ;)
    http://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A história, apesar de simples, parece ser muito boa. A amizade está presente nas nossas vidas desde sempre, e eu gosto bastante de ler livros que contam realidades, sabe? Nuvem é um nome diferente para uma pessoa hahaha. Já gostei só pela parte da garota querer ser jornalista <3
    Sua resenha foi muito gostosa de ler e me despertou algo... Não foi curiosidade, até por que não parece ter mistério no livro, mas me despertou vontade de ler, digamos assim.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Sempre vejo a blogosfera toda elogiando este livro e também a autora, eu infelizmente nunca li nada dela, apesar de ter a continuação deste livro que recebi em parceria com a Novo Conceito. Quero lê-lo, mas preciso antes ler o Amigas para Sempre.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Confesso que tenho tanta curiosidade e vontade de ler esse livro, a história parece ser bastante emocionante e tocante, além do mais só vejo comentários positivos a respeito da autora e da obra. Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente eu nunca li nada dessa autora, mas sempre vejo elogios então sei que é uma leitura que eu não vou me arrepender de fazer.
    A premissa me interessou por ter essa intensidade toda. Gosto desse tipo de história.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Super admiro essa autora e ainda não tive oportunidade de ler esse livro que tem a capa tão linda!!! Legal a história das amigas ser contada ao longo de tantos anos, acho que torna a história mais interessante saber outros detalhes do mundo onde a história se passa, como moda, roupas, músicas, etc... Essa autora tem o dom de tocar o coração do leitor através de sua escrita. Ela põe a emoção na ponta do lápis na hora de escrever e ela chega até nós, com toda a certeza.
    Valeu a dica, vou passar na frente na fila de leituras.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla.
      Acho que definiu a escrita da autora muito bem!
      Beijo

      Excluir
  9. Oi Nat, sua linda, tudo bem?
    Acho que é esse livro que um volume saiu pela Arqueiro e o outro pela Novo Conceito. Fiquei impressionada quando você disse que a autora conseguiu trazer a vida delas no evoluir das décadas, com características de cada um delas sem se tornar cansativa. Acho que vou acabar me emocionando com a amizade delas. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito, no começo da resenha pensei que era só mais outro livro teen, mas como você fala que é relatada a vida dela da adolescência até a maturidade de forma positiva, já me animei mais. E histórias sobre a importância da amizade são quase sempre emocionantes.

    ResponderExcluir
  11. Oiie...
    Eu já havia ouvido falar muito desse livro e recebido muitas recomendações e por esse motivo e pela capa ele já está na minha lista de desejados. No entanto ainda não li uma resenha sobre ele, e agora que li estou ainda mais empolgada com o livro.
    Essa história real e sincera de duas amigas, onde ambas fazem seus papéis de más e boas, e lutam para conquistar seu futuro e mesmo assim usam uma a outra como apoio ou somente um força ou inspiração, me lembra muito minha amizade com minha amiga e sei que além de me apaixonar com a história vou me identificar muito com o livro.
    Obrigado pela dica.
    Bjoes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história muito bonita, justamente por isso, nos identificamos com os personagens.
      Espero que você possa ler em breve.
      Beijo

      Excluir
  12. Nunca li um livro da Kristin Hannah, mas tenho muita vontade!
    Sempre leio resenhas bem positivas dos livros dela.
    E esse é o que mais quero ler, pois gosto muito de dilemas entre amigos, aceitação, perdão, etc. e esse parece ser legal assim.
    Só não curti muito a capa.
    O nome da mãe da personagem é Nuvem?? kkkkk
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar desse livro.
      Na verdade é apelido, mas virou praticamente um nome kkk
      Beijo

      Excluir