Produtividade Máxima - resenha

21 janeiro



Gosto de me aventurar com livros voltados para organização, controle do tempo e assuntos semelhantes. Me interesso bastante, até porque sou uma pessoa bem desorganizada nesse quesito. então sempre que posso, faço essas leituras que sempre me ensinam boas técnicas e ideias.

Produtividade Máxima é um livro que fala basicamente sobre organização do tempo voltado para o trabalho e sua vida profissional. E também para sua organização eletrônica.


Esse livro é interativo, traz um teste para o leitor realizar e de acordo com a resposta ele te leva a ler determinado capítulo. O dinamismo ajudou a absorver algumas técnicas propostas, mas devo confessar que a autora me pareceu um pouco dúbia, pois ao mesmo tempo que dizia que deveria seguir alguma técnica, deixa a pessoa livre para decidir qual o melhor caminho. Isso é até interessante, mas para mim não agradou tanto como eu gostaria.




A produtividade máxima proposta pela autora se baseia em uma pirâmide, a qual é necessário seguir para chegar a excelência da organização do tempo, que é a possibilidade. Então temos em ordem:

Primeiro nível - Organização espacial
Segundo Nível - Organização eletrônica
Terceiro nível - Gerenciamento de tempo
Quarto nível - Alinhamento entre atividades e objetivos
Quinto nível (topo da pirâmide) - Possibilidade

Um ponto proposto que foi bem bacana, consiste nos três R's da triagem de papéis: reciclar, resolver, reter. Para a organização de um cômodo bagunçado ou uma mesa de escritório, por exemplo, esses três r's são fundamentais.
Já para o gerenciamento do tempo, ela propõe os três P's: planejar, priorizar e produzir. Onde cada um é tratado em um capítulo. O de priorizar para mim foi o mais importante, pois sou muito dispersa quando estou arrumando.

No geral, Produtividade Máxima é um livro com técnicas interessantes, que vale muito a leitura, principalmente para alguém desorganizado, mas que não me ajudou tanto quanto eu gostaria.


"O tempo é o principal recurso não renovável de que dispomos. Sempre podemos ganhar mais dinheiro e trabalhar o dobro, mas nunca seremos capazes de recuperar o tempo perdido. é importante fazer as escolhas certas para alcançar o sucesso e usar seu tempo com eficácia e eficiência." p. 165



Posts relacionados

8 Comments

  1. essa seria uma dica boa para mim, tenho me sentido improdutiva... desorganizada, atrapalhada mesmo e isso me incomoda
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho me sentido assim também ultimamente.
      Acho que preciso reler rs
      Beijo

      Excluir
  2. Oi Nati!
    Gostei do livro, pois confesso que não sei aproveitar muito o meu tempo, mas não por desorganização e sim por lerdeza mesmo. Acho que a leitura poderia me ajudar com isso também, foi uma ótima dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs por lerdeza foi ótimo rsr.
      Espero que te ajude.
      Beijo

      Excluir
  3. Oi, Nati!
    Em geral, não sou muito focada ou sequer interessada em leituras mais técnicas ou de auto-ajuda, digamos, mas essa até que me aguçou a curiosidade por falar sobre organização - coisa em que também tenho muito a melhorar, fala sério, rs - e, ainda, sobre essas regras dos Três P's e Três R's que fizeram bastante sentido para mim agora e acho que, de repente, podem vir a me ajudar por aqui também. Essa questão do papel particularmente é uma confusão para mim, fico sempre meio em dúvida do que jogar fora ou manter, rs. Talvez não uma leitura para ser feita de imediato, mas valeu a dica demais!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou uma negação em quesito organização, preciso mudar pra ontem! rs
      Beijo

      Excluir
  4. To precisando desse, ando muito desorganizada, com tudo!!!
    Principalmente com as leituras, rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir