Como ajudar seu blogueiro favorito

24 agosto






(dê o play e aproveite a música junto com o post)


Algumas pessoas dizem que os blogs estão acabando. Eu não sou uma delas. Apesar de termos visto nos últimos anos, a migração de conteúdo para o youtube e agora também instagram, eu acredito que os blogs são aqueles lugares seguros, para onde voltamos quando queremos escrever sobre algo, ou pra nos sentirmos bem e acolhidos dentro da internet. Apesar do amor que tenho pelo meu blog e por vários outros, eles tem sido cada vez menos acessados e tem se tornado cada vez mais algo pessoal. 
Independente de como você o blogueiro leva seu blog e de qual objetivo tem com ele, não dá pra negar, a participação do público é muito importante. Nós blogueiros, pesquisamos, fotografamos e escrevemos para nós mas muito mais para vocês, leitores. Por isso é tão bacana quando há um feedback ou um retorno do lado daí.

Esse post é para dar algumas dicas de como vocês podem ajudar seu blogueiro favorito, valorizar seu trabalho e mostrar o quanto você gosta e se sente bem lendo as experiências e opiniões dele.




Comente! Nem que seja as vezes

Essa é uma das principais formas de ajudar seu blogueiro favorito. Sei que tem muita gente que visita o blog várias vezes mas nunca comenta, ou por falta de tempo, ou por qualquer outro motivo e eu lhes entendo muito, sério! Eu também sou uma dessas pessoas, com vários blogs que acompanho. Por isso essa "campanha" a favor dos comentários é tão importante. Tire um tempinho no seu dia pra deixar um comentário naquele blog que você gosta, nem que seja uma vez na semana, nem que seja uma vez no mês. Imagina só, o blogueiro tem uma ideia de post, passa um tempo pra fotografar o produto/livro/look, passa um tempo escrevendo a postagem e espera na maior expectativa pelos comentários, para saber o que os leitores acharam, pra dividir experiências, mas infelizmente o post não recebeu nenhum comentário(com conteúdo); não acham que isso seja um pouco desanimador? Pois é, isso me deixa desanimada aqui muitas vezes. Afinal de contas, o comentário de vocês é o melhor feedback que podemos ter se aquele post foi bacana, útil, explicativo, enfim. Então nem que seja esporadicamente, deixe um bom comentário no post do seu blogueiro favorito. É uma ótima forma de incentivo.


Interagir faz bem

Todos os blogs tem redes sociais, então as quais vocês tiverem conta, seja twitter, instagram, facebook, youtube, o acompanhe por lá também e o mais importante, interaja! Já há algum tempo que o mais importante nas mídias sociais já não são só números, mas o engajamento. Independente de muitas marcas/editoras ainda levarem em consideração muito mais o número de inscritos/seguidores, o engajamento é algo muito importante para o produtor de conteúdo. É o engajamento que vai ajudar o blogueiro a se mostrar como um influenciador digital, mesmo que esse não seja o objetivo profissional dele. E aqui na interação, caímos na mesma situação do tópico passado, o retorno de vocês é extremamente importante para nós blogueiros, sabermos a opinião de vocês, saber se estão gostando do conteúdo e tudo isso. Então, curta postagem nas mídias, compartilhe aquele post que você gostou e achou que outras pessoas se interessariam, responda quando o blogueiro fizer alguma pergunta em suas mídias. Essa relação só estreita os laços entre blogueiro e leitor e é totalmente saudável. Para vocês saberem um pouco mais sobre engajamento, vou deixar o vídeo da Bruna Miranda, que explica muito bem o tema.


Apoie seus projetos

Aqui estou falando de projetos de modo bem geral mesmo. Então, sabe aqueles banners que ficam na barra lateral do seu blog favorito? Muitos deles ganham alguns centavos quando o leitor clica neles, então toda vez que acessar o blog, não esqueça daquele clique do amor, pra você não vai custar nada, mas já ajuda. Além disso, se o blog tiver conta no Padrim ou algo parecido, se conseguir e quiser, apoie. Se você vir que o blogueiro lançou um projeto em seu blog, uma coluna nova, ou disponibilizou algum freebie gratuito feito por ele, compartilhe, faça o download. Veja qual a melhor forma que você pode apoiar, seja financeiramente ou compartilhando. Você sabia que comprando livros através dos links divulgados pelo blogueiro, o ajuda com uma pequena comissão? No Ei Nati, por exemplo, eu sou associado da Amazon e todos os livros que vocês compram utilizando com meus links me ajudam com uma comissão de 6 a 8%. Como eu sou associada, não uso meus links quando quero comprar algo pra mim, sempre utilizo os links de outros colegas blogueiros, isso ajuda muito, viu?

Me falem aqui nos comentários, quais outras formas de ajudar seu blogueiro favorito, que eu tenha esquecido. E quais dessas formas vocês mais fazem.



Posts relacionados

10 Comments

  1. que legal Nati, eu nunca comprei na amazon, mas estou planejando então claro que apoiarei vc!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nati! Te vi lá na comunidade de blogueiros do Facebook, e tinha deixado seu blog salvo para conferir depois :)
    Foi uma grata surpresa chegar aqui e me deparar com um post amorzinho como esse. Muita gente não tem muita ideia do quanto ajuda com atos simples... Eu mesma não tinha ideia disso, até criar meu próprio blog. Aí comecei a interagir mais com as pessoas, não apenas blogueiros, mas ilustradores e artesãos também, por exemplo. Fora que interagir positivamente é sempre tudo de bom <3

    ResponderExcluir
  3. Eu prefiro blog do que YouTube.
    Nunca lembro de entrar no YouTube.
    Já em blogs.Volta dou uma passadinha para ver resenhas. E as novidades.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post Nati!
    Sinto muita falta desse companheirismo que tínhamos no passado. Eu lembro de vários blogs que tinham 50 comentários em todos os posts poque fazíamos essa troca de de opiniões.
    Espero que esse post coloque esse espirito de união no coração das blogueiras rsrs <3

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei da simplicidade das dicas: it's not rocket science!

    Eu terminei optando por ter uma coluna dentro de um site sobre entretenimento, mas entendo (e mais ainda, inclusive) ao incentivo principalmente na questão dos comentários. Pelo menos, oara de mim, um comentário minimamente elaborado é a melhor recompensa.

    E acho que a gente "que se atreve" a produzir conteúdo escrito tem que se valorizar! Acho que a mensagem que teu post passou termina sendo justamente essa!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu não acho que os blogs estão acabando, mas o publico que interage se tornou muito especifico. Apesar de meu blog e de alguns amigos meus que tratam de nerdagem e eventos terem uma boa vizualização, pouquíssima gente que não tem um blog pára para comentar, mesmo quando tem uma caixinha de comentários do Face ali. Mas eu acredito que isso não seja O FIM dos blogs, apenas temos que, como muitos recursos e trabalhos, aprender a nos adaptar aos tempos. Suas dicas são realmente boas. Adorei!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  7. Sabe o que tenho notado bastante é que a maioria do público hoje não interage. Por exemplo, em meu blog eu recebo interação de outros blogueiros, no entanto, não quero blogueiros só para interagirem em meu post, em meu blog, quero um público real que goste do que estou publicando e queira compartilhar a opinião. Essa é a parte mais difícil, conseguir público que não seja blogueiro ou afins...
    Gostei das suas dicas.

    Até mais!
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, realmente comentar, interagir, curtir... Isso faz uma baita diferença para o blogueiro, nê? É uma maneira de apoiar o trabalho do produtor de conteúdo. Fora que é sempre muito bom ver seu trabalho ser reconhecido.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Esses dias vi num post antigo que ninguééém deu bola (pois é, não tinha nenhum comentário kk) um comentário que me deu um quentinho no coração, de tão feliz que eu fiquei <3 O pessoal não tem a ideia de quanto trabalho dá escrever uma postagem, trabalhar em um conteúdo legal, então é muito bom ver o nosso trabalho ser reconhecido e saber que estamos agradando!

    Beijos, Vickawaii
    www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
  10. Falou tudo sobre o que nós blogueiros passamos!! O que mais me intriga é o fato de você planejar, gastar tempo escrevendo, divulgando e não receber nem um comentario. Muitos leem as postagens mas não comenta nada. Para mim faltou apenas dizer, alem do feedback, pedir para os leitores sugerirem temas que gostariam de ver no nosso blog 👌🏼

    Parabens pelo post!!

    Nathália Bastos - Biblioteca Lecture

    ResponderExcluir