14/02/2018

5 livros nacionais que você tem que ler

||

Eu gosto muito de livros nacionais, principalmente os contemporâneos. Muita gente tem uma visão limitada e preconceituosa da literatura nacional por conta de serem obrigados a ler clássicos nas escolas. Por conta dessa obrigação, cria-se um bloqueio com os clássicos e ficam achando que aqui no Brasil só tem Machado, Lima Barreto, entre outros. Não desmerecendo os grandes autores, pois é claro que eles tem seus méritos, mas muitos leitores acabam não conhecendo outras boas obras por conta disso e perdem muitos livros bons. Temos muitos novos e bons autores e autoras principalmente em fantasia, romances e young adult. A minha indicação de hoje são de 5 livros que acho que todos deveriam conhecer e tentei justamente pegar um pouco de cada gênero para que vocês possam ter uma noção maior de como nossa literatura é rica e merece e precisa ser lida sim.



Ausência


Eu já falei de Ausência pra vocês, não aqui no blog mas no Ei Nati TV e vocês podem conferir o vídeo clicando aqui, onde indiquei 3 livros sobre Mal de Alzheimer. Em Ausência, a autora Flávia Cristina Simonelli publica seu segundo romance onde trata sobre essa doença tão devastadora. Ela continua com seus diálogos reflexivos, filosóficos e quase poéticos. Na história, Ervin é o paciente diagnosticado e é tratado pelo doutor Daniel que já teve um caso na família, que vitimou sua avó. E foi essa ligação que mais me emocionou na leitura e fez tudo ficar ainda mais tocante. É uma leitura para emocionar, para inspirar e fazer refletir sobre aproveitar cada minuto da vida.
Link para compra: aqui

Meu Pé de Laranja Lima

Esse foi um dos livros mais tocantes que já li em minha vida. Ele é daqueles que você lê e parece que tá recebendo um tapa na cara de tão inspirador e quase falando "acorda pra vida". É uma obra infanto-juvenil mas nem por isso deva ser lida somente por esse público, mas todas as idades. Eu li quando já era adulta e certamente ele me tocou ainda mais do que se eu tivesse lido quando era mais nova. Se você gosta de Extraordinário ou Passarinha, com certeza vai gostar e se emocionar ainda mais com a história de Zezé e seu pé de laranja lima.
Link para compra: aqui

Vida Organizada


Vida Organizada é a minha leitura atual e muito em breve trarei a resenha. Ele é escrito por Thaís Godinho conhecida blogueira do homônimo Vida Organizada. O site dela sempre foi referência nesse assunto e em 2014 ela resolveu colocar isso no papel e publicou o livro pela Editora Gente. O mais bacana dessa leitura, é que a Thais desmistifica essa obrigatoriedade com a organização, como se tivesse que ser algo sofrido de fazer. Antes de tudo, a organização tem que existir para otimizar seu tempo e facilitar seu dia a dia, e que existem várias formas de se organizar e a "correta" é aquela que melhor se adequa a sua rotina e realidade.
Link para compra: aqui

Por Linhas Tortas

Por Linhas Tortas é sem dúvida um dos meus livros favoritos da vida e já falei tanto dele com vocês, mas nunca me canso. O primeiro romance escrito por Cynthia França conta a história de Ester, uma mulher real (como poderia ser eu ou você) que passa por várias dificuldades em sua vida e tem de dar um jeito de enfrenta-las. A minha identificação com a personagem foi imediata e é isso que é tão bacana nesse livro, a personagem, os cenários, as situações vividas tudo é muito real e verdadeiro, você se aproxima mais da história assim. Esse livro traz um quote que adoro que diz assim: "(...)Se pudesse escolher, preferiria sofrer agora a ter de apagar a vida com ele. – De fato, não mudaria nada. – Acho que atingiremos um estágio evolutivo avançado quando conseguirmos sentir gratidão pela oportunidade de ter convivido com alguém por determinado tempo, independentemente da quantidade do tempo."


O Androide


Por último mas não menos importante, O Androide, o único livro de ficção científica dessa pequena seleção. Já o resenhei aqui, onde vocês podem conferir uma opinião mais completa. Mas aqui posso dizer que é um livro de fácil entendimento e super simples, bom praqueles que não entendem tanto sobre robótica, mas praqueles que são fãs do Azimov também é uma leitura indicada. A história se passa em um futuro distópico onde um mundo é basicamente comandado por máquinas e androides, mas nesse meio, que se passa em sua maioria aqui no Brasil, o personagem principal vem com uma, surpreendam-se, humanidade incrível e nos fazendo questionar sobre até que ponto isso seria possível.
Link para compra: aqui


Agora é a vez de vocês, qual desses livros já leram? Qual outro nacional acham que eu preciso conhecer?


Um comentário:

  1. oi Nati, eu ainda não conhecia esses livros, mas com a sua indicação vou querer ler com certeza
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Blog Ei Nati - 2016. Todos os direitos reservados.
Personalizado por: Natália Rabelo - Ilustrações por: Pedro Figueiredo Ilustrador
Tecnologia do Blogger.