Geração Manchete e os animes da minha infância

19 maio



Eu nasci no final dos anos 80, então a maior parte da minha infância foi nos anos 90. E me orgulho em dizer que faço parte da Geração Manchete!

Para quem não sabe, Rede Manchete foi um canal que durou de 83 até 99, quando já a beira da falência e depois de muitos anos conturbados de crise financeira, foi vendida para os donos da Rede TV! Na época, além de fazer grande sucesso com novelas, transmissão do carnaval carioca, apresentar artistas que hoje são sucesso na tv, a Manchete foi responsável pelo grande boom dos animestokusatsu(filmes/séries de heróis, com efeitos especiais, como Ultraman e Godzilla). Apesar deles já fazerem sucesso no Japão há vários anos, foi só nos anos 80/90 que chegaram aqui no Brasil. Esses desenhos e filmes acompanharam o crescimento de uma geração inteira, e formou muitos nerds. E é um canal que faz falta até hoje.

- os animes da minha época -



Eu adorava assistir os desenhos que passava na Manchete, mas o que eu gostava mesmo era dos animes e é deles que vou falar um pouco agora. Não me lembro muito de todos, pois a maioria eu assisti há muitos e muitos anos rs, somente um que assisti de novo recentemente.
Começando por Super Campeões. Um anime de futebol. E o mais legal era que os jogadores sempre davam um chutaço violento que furava a rede, ou acertava uma árvore. Eu que gostava de esporte desde pequena, isso me fazia parecer ser muito fácil jogar bola, como se fosse só chutar pra frente sem medo de ser feliz haha. Parece, inclusive, que no Cartoon Network está passando uma nova versão do anime, por conta da Copa do Mundo da Rússia. Em seguida, um que também lembro pouco mas lembro que gostava muito era Samurai Warriors. Uma equipe de guerreiros samurais. Que eu gostava muito pois era um anime de luta e me lembrava Cavaleiros do Zodíaco. Na verdade tudo que me parecia um pouco "filhote" de Cavaleiros já fazia meu coração bater mais forte e ter curiosidade de assistir. Esse é o anime que menos me recordo, inclusive preciso procurar pra assistir novamente. Um dos animes mais importantes daquela época e com certeza despertou o interesse de muitas garotas para o mundo otaku, foi Sailor Moon. Na verdade, os direitos de transmissão desse anime só foram adquiridos (juntamente com Samurai Warriors e Shurato) depois do sucesso estrondoso de CdZ. A primeira temporada, que foi a que me recordo de ter mais assistido, foi dublada pelo icônico estúdio Gota Mágica. O anime é divertido, fofo e cheio de força. É difícil ter alguém que não goste ou ao menos não conheça Sailor Moon.

Acho que se fosse pra rankiar, o segundo lugar de animes preferidos da infância seria do Shurato. Esse eu assisti umas duas vezes, apesar da segunda também já ter alguns anos. Mas eu amava! Adorava a força que o Shurato tinha sem nem mesmo perceber; o seu bom coração, sua vontade de salvar seu amigo Gai. E eu gostava muito como o desenho se relacionava com a mitologia hindu. Inclusive a música de abertura brasileira, tá aqui tocando na minha mente agora. Shurato foi o último anime nessa leva de "cópias" de Cavaleiros. Mas o brasileiro da Geração Manchete não se importava muito com isso, pois ele também fez muito sucesso por aqui. Mas, como vocês já devem imaginar a essa altura, o anime da minha vida foi e sempre será Cavaleiros do Zodíaco! Foi nesse anime que eu me apaixonei por lutas marciais e também onde tive meu primeiro crush, o Shiryu. CdZ foi uma febre! Eu e meu irmão tivemos álbum de figurinha e um boneco do Shiryu fabricado pela Bandai(infelizmente não o tenho mais aqui e é uma pena). Cavaleiros também foi o primeiro longa que assisti no cinema. Sabem o quanto isso é marcante pra uma criança? Esse anime fez uma legião de fãs que até são saudosos e querem ver mais deles. Que colecionavam as revistinhas Heróis, que aprenderam a desenhar, decalcando os personagens. Que saiam da escola e iam direto pro sofá da sala comer biscoito assistindo o anime. Um anime violento e sem censura, mas que nos ensinou muita coisa, como o poder da amizade, não desistir jamais... Recentemente, eu assisti novamente a Saga do Santuário e pude assistir outras sagas que até hoje não tinha visto. Que maravilha! A nostalgia voltou com força total, só isso que posso lhes dizer haha. Se vocês quiserem saber um pouco mais sobre Cavaleiros do Zodíaco e como foi a transação comercial na época, dublagem e outras informações, eu indico esse excelente vídeo do canal Você Não Sabia? Foi um dos melhores materiais em vídeo que eu achei sobre o tema.




Me contem nos comentários, vocês também são dessa época? Qual anime marcou a infância de vocês?



Posts relacionados

8 Comments

  1. Olá Nati!
    Quando acabava a Rede Manchete, eu nascia, por isso não conheço nada desses animes que você citou, nem nunca tinha ouvido falar de Sailor Moon, apesar de saber da existência de Cavalheiros do Zodíaco. Minha infância for marcada pela TV Globinho e pelos desenhos do SBT onde eu assistia Naruto, mas meu primeiro anime foi Pokémon, Amo de paixão, colecionei as cartas, videogames, tudo. Deve ter sido muito bom viver toda essa experiência que você compartilhou, conhecer tantos animes bacanas, com jogos de futebol, lutas, tudo que uma criança adora. Até hoje adoro assistir Pokémon, é como me teletrasportar para outra vida, aonde eu era mil vezes mais sonhadora e feliz. Obrigada pelo post nostálgico.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Nati!
    Menina queria tanto ter nascido nessa época, e acredito que quando você era criança não tinha nada melhor do que correr pra frente da TV e assistir esses desenhos que marcaram toda uma geração.
    Sailor Moon é ícone e seu legado é imortalizado. Com certeza fez com que o universo dos animes ganhasse muito mais notoriedade e é considerado um clássico. O mesmo pode ser dito de Cavaleiros do Zodíaco, uma animação tão criativa e diferente que nos fazia brilhar os olhos.
    A rede TV poderia reprisar esses desenhos, né? Seria demais!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu nasci nos anos 90, então não cheguei a assistir algo da Manchete.
    Mas tenho saudades da infância e dos desenhos do início dos anos dois mil.
    Até hoje, não assisti esses que citou. Não sou muito de assistir anime, mas lembro que gostava de Pokémon (só não tenho certeza se é anime).

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu sou da década de 70, então, peguei anos 80,90 tudo ali, pra mim!!!E que nostalgia gostosa relembrar a extinta tv Manchete.
    Puxa,eu me divertia demais, não somente nos animes(que pra gente se chamava só desenho mesmo) rs
    Como também naqueles seriados japoneses que marcaram gerações e que a meninada de hoje, nunca saberá de fato o que era viver de verdade.
    A tv aberta era um prato colorido para nós,né?
    Ah...suspira!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Confesso que na infância sempre que começava a passar algum anime eu trocava de canal kkkk. Hoje, me arrependo um pouco e sinto vontade de ver os clássicos como Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto etc.

    ResponderExcluir
  6. Ahhh, sou de 97 mas lembro de ouvir muito o nome tv manchete na minha infância e até os dias de hoje, de fato essa emissora foi bem importante e apresentou muita coisa boa. Confesso que nunca assisti muitos animes, acho que peguei uma outra época, mas sempre ouvi sobre os cavaleiros do zodíaco creio que seja um dos mais famosos. Mas escrevendo aqui acho que eu fui fã de um anime sim, adorava pikachu kkk <3

    ResponderExcluir
  7. Nasci em 2001, então não peguei essa fase com grande transmissão de animes.
    Lembro que quando começava algum desenho do tipo eu trocava de canal, pois não gostava muito do gênero. Mas tinha apenas um que gostava bastante e que toda tarde eu e meu irmão assistíamos, que era Pokémon.

    ResponderExcluir
  8. Não acompanhei a fase Geração Manchete, na verdade nem nasci na época. Entretanto, conheço alguns dos citados: Cavaleiros do Zodíaco e Sailor Moon. Não acompanhei nenhum fielmente, mas assisti alguns episódios e adorava! Hoje em dia nem acompanho tantos desenhos, vou anotar umas dicas!

    ResponderExcluir