A Estrada da Cura - Neil Peart

28 dezembro


(resenha repostada do meu antigo blog)

Ouvi muitos comentários negativos sobre o livro, mas acredito que tenha sido porque as pessoas não estão acostumadas com biografias, gênero o qual de que se trata este livro. Ghost Rider foi escrito por Neil Peart, baterista da banda Rush. 

Neil perdeu a filha, Serena, em um acidente de carro, isso foi motivo para desmoronar sua vida conjugal. Sua esposa, não aguentou esse baque e foi definhando, ficando doente e com raiva do mundo, muitas vezes descontando no próprio Neil, ela não aguentou e também faleceu. Isso foi demais para ele, apesar do apoio dos amigos e familiares, a melhor saída que encontrou foi cair na estrada e tentar esquecer e superar todo esse sofrimento.
  

"A Estrada Mais Solitária da América estava surtindo efeito sobre mim, e naquela noite liguei para vários amigos em busca de consolo e de companhia, mas eu continuava me sentindo perdido e muito sozinho."

O autor tem uma escrita altamente detalhista, com isso o livro ficou massante em vários momentos, dificultando um pouco a leitura. Acho que a história e o livro ganharia mais se tivesse umas 200 páginas a menos. A história se divide em duas fases, a primeira é aquela que o personagem percorre várias estradas ainda em profunda tristeza tentando entender tudo que aconteceu, e a segunda fase é mais voltada para a sua "cura", essa parte ficou um pouco mais ágil pois foi quase totalmente escrita em forma de cartas.

Me identifiquei muito com a história, pois essa dor de perda do ente querido mexe muito comigo, por já ter passado por situações semelhantes. Acredito que eu não teria a mesma atitude de fuga, mas cada um encara de modo diferente e como acha que vai se sentir melhor, no caso do Neil foi assim, cair no mundo em busca de sua cura.

A diagramação do livro é muito bonita, a Belas-Letras está de parabéns, em cada início de capítulo temos um trecho de música da Rush, original e traduzido; e a silhueta da moto companheira do Ghost Rider, durante todo esse processo.

"Por mais de um mês eu havia tentado viver lá sozinho, recebendo visitas ocasionais de amigos que tentavam me livrar do meu estado de autoimersão, e mesmo assim eu sentia que estava começando a escorregar para dentro de um buraco escuro e profundo."

A Estrada da Cura é um bom livro para ler e apreciar com calma, preferencialmente para quem gosta de biografias.


Posts relacionados

6 Comments

  1. Olá! Gostei muito do blog e já o segui! Quero convidá-lo a visitar e a seguir o meu blog de volta <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nati!
    Não conhecia A Estrada da Cura, e confesso que não sou muito fã de biografias, ainda mais quando se trata de uma história sobre a perda de um ente querido e quando a escrita é detalhista... por isso eu dificilmente leria esse livro.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. É a primeira vez que vejo algo sobre esse livro. Quero tentar ler mais biografias, e essa parece bem interessante. A única coisa que me deixa desanimada é a escrita totalmente detalhista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu admito que ainda não conhecia o livro, mas gosto muito dessa viagem do personagem com a questão da perda.
    Num ano tão difícil, as perdas foram o ponto alto acredito que na vida de todo mundo e sim, cada um luta com isso de uma forma diferente!!
    Com certeza se puder, quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de ler biografias ou livros que pegam mais pra esse lado, tenho dois parados na estante que comecei a ler e não consegui sair nem da metade. Mas gostei que esse mostra a jornada dele tentando superar a perda, mesmo que seja uma tentativa de fuga do mundo real.

    ResponderExcluir
  6. ola
    não conhecia esse livro ,tambem não sou de ler biografias . é um tema sensivel pois trata de luto . e cada pessoa reage diferentes perante essa situação . uma pena que a leitura é arrastada

    ResponderExcluir