A Filha do Norte - vol. 1

09 agosto





*livro enviado pela autora parceira*
*resenha repostada do antigo blog*

Michelle é uma jovem de 16 anos que vem de longe até a Vila de Mafaldi, procurando um lugar para ficar e trabalhar. Assim como todas as outras pessoas do local, Elsa e Meredith se encantam com a garota e resolvem abriga-la em sua casa. As duas são bruxas do Leste e do Sul, e no momento que conhecem a menina, estão disfarçadas de idosa e criança. Michelle mora com elas e elas vão criando um vínculo de muito carinho. Mas um certo dia, ela se perde numa floresta e acaba encontrando uma mansão, um tanto quanto misteriosa, a casa dos irmãos Vergamini. Ela é bem recebida, mas tudo muda no dia seguinte e Michelle tem de fazer de tudo para sobreviver aqueles irmãos que se aparentam ser verdadeiros monstros.


Iniciei a leitura de forma bem lenta, as primeiras páginas com a relação da Michelle, Elsa e Meredith foram bem devagar, nas primeiras cinco páginas para ser mais exata. Mas ainda bem que a lentidão parou aí, quando Michelle chegou a mansão dos Vergamini o livro se transformou completamente. Ele estava atrativo, ágil e se mostrou ser daquelas histórias que você não consegue parar de ler.
Nessa mansão vamos descobrindo que Michelle tem um grande mistério que a atormenta, e que os monstros que estão naquela casa podem não ser tão ruins assim. 
Os irmãos Vergamini são sete ao todo, Danton, Wolf, Luka, Ethan, Frank, Christofer e Carl. Cada um é um tipo de ser sobrenatural diferente, temos lobo, bruxo, vampiro, fantasma, entre outros. A forma como a autora explicou o motivo de cada um ser um monstro foi muito inteligente, pois mesmo sendo irmãos, nada tinha a ver exatamente com genética. Mas ao longo do livro, vemos que eles são mais do que irmãos sobrenaturais, mas sim pessoas misteriosas, e amarguradas, e com a leitura vamos descobrindo tudo que os aflige e como eles são seres encantadores.
As relações criadas entre Michelle e cada um deles foi algo incrível, ela é uma personagem cativante e isso foi refletindo nos Vergamini também e até em mim. Eu ficava imaginando o que vinha a seguir e me deliciava com cada conversa, cada sensação que transbordava das páginas. Sério, tudo me encantou demais.




Mas não tiveram somente pontos positivos no livro, infelizmente, e a resenha é para ser algo bem sincero. Apesar de Michelle ser uma jovem muito determinada e mais forte do que pensa, ela é extremamente insegura e isso acabava me irritando um pouco em muitos dos diálogos. Isso chegou a incomodar também alguns dos irmãos Vergamini, pois como algumas relações afetuosas foram criadas ao longo da trama, muitas vezes Michelle achava que os estava incomodando, sempre se colocando pra baixo. Isso incomodou a eles e a mim também. 
Outra coisa que me incomodou, foi a forma que Frank e sua empregada Mina, chamavam Michelle, de bonequinha. O problema não foi o apelido em si, mas o excesso dele acabou ficando cansativo. Em relação a diagramação da história, não temos capítulos, mas algumas quebras de páginas, onde cada personagem narra o livro em primeira pessoa. Até eu me acostumar, em algumas partes eu me confundia em quem estava narrando.

Independente dos pontos negativos apresentados, os positivos foram bem superiores, a construção dos personagens, o mistério abordado, o toque sobrenatural, e até o ar de romance, A Filha do Norte me conquistou demais e ainda me pergunto como a autora Luisa Soresini teve coragem de terminar o livro daquela maneira. (risos)  O livro ganha 4 estrelas com louvor. Quero muito ler o segundo volume, e saber o que acontece com os personagens que eu aprendi a gostar tanto, torcer e vibrar.


Posts relacionados

52 Comments

  1. Olá Nati :)
    Adorei a sua resenha. Sempre quis ler esse livro, especialmente porque adoro o gênero e fico curiosa sobre personagens e a ambientação de um modo geral. Compreendi seus pontos negativos, mas acredito mesmo que os pontos positivos possam superá-los, fazendo com que a leitura se torne bem válida e especial. Acho essa capa muito bonita e ainda espero poder ter um exemplar em minha estante também.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer,
      obrigada!!
      Sim, com certeza os pontos positivos superam.
      Beijos

      Excluir
  2. Já li e ouvi várias criticas positivas e negativas para com o livro e estou considerando só o lado bom, porque realmente acho a premissa do enredo muito interessante.
    Espero poder ler em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oii Nati, como vai?
    Menina me apaixonei pela sua resenha, tenho uma grande vontade de realizar a leitura dessa obra, além do mais a autora parece ser uma fofa mesmo <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oie amore!!!
    Gostei bastante da resenha e da capa do livro.
    Já li diversas resenhas sobre o livro e nenhuma me fez ficar curiosa até então.
    Quem sabe uma hora pego pra ler.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu me encantei pelo livro só de ler a sua resenha. Eu adoro livros fantasiosos, com bruxas e monstros... Também não gosto quando a leitura é muito parada, mas ainda bem que só é assim no comecinho.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostei bastante da resenha.
    O livro parece ter uma trama bem enredada e fiquei muito curiosa para saber como ela consegue sobreviver na mansão. Fiquei muito feliz pelo nome da menina rsrs
    Vou procurar para ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Nati,
    Já li resenhas desse livro e, sinceramente, não me lembro qual foi minha opinião. Pesquisei no meu skoob o livro e vi que não o marquei como desejado, então, acho que ele não tinha me convencido. Entretanto, achei a ideia do livro legal, não sei se foi sua resenha que fez isso. Confesso que fiquei um pouco incomodada por saber do uso excessivo desse apelido. Apesar disso, acho que é um livro que merece ser lido e vou anotar a dica - dessa vez no skoob rs.
    Beijão,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Bonequinha já não é um apelido que me agrade, ler isso várias vezes ié me incomodar bastante. Isso de cada irmão ser um ser sobrenatural diferente talvez não me agradace, lobos e vampiros, por exemplo, são seres que odeio. E personagens inseguras me deixam maluca! Então, mesmo que eu tenha achado o enredo interessante, dificilmente lerei.

    ResponderExcluir
  9. Hey Nati!
    Gostei do enredo do livro e fiquei bem curiosa pra saber como a autora construiu essa relação entre a Michelle e os Vergamini.
    Não gosto muito quando um livro é narrado sob mais de um ponto de vista e não haver uma separação nítida entre os narradores me deixa meio apreensiva quanto a ler ou não o livro. Como se trata de uma série, acho que vou esperar o lançamento do próximo volume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia!
      Que bom que gostou! O bom é que será uma duologia, então não tem que esperar muitos livros a serem lançados.

      Excluir
  10. OLá!
    Adorei sua resenha. Achei o livro muito interessante. Apesar de ser meio lento no começo, saber que ele melhora quando ela encontra a mansão e a partir daí vocÊ não consegue parar a leitura. A única coisa que me incomodou foi o livro não ter capítulos, tenho um toc muito grande com isso e me irritaria muito hahaha Mas fora isso acredito que a história me agradaria muito.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Que bom que gostou. É isso incomoda mesmo, mas com o tempo dá pra ir se acostumando.
      Beijos

      Excluir
  11. Oi Nati, tudo bem?
    O enredo do livro parece ser bem instigante, fiquei bem curiosa para saber o que faz dos irmãos monstros, se são ou não maus. Quanto aos aspectos negativos eu compreendo o fato da protagonista ser insegura é o mal da idade, apesar de irritar um pouco durante a leitura (praticamente todo YA tem esse elemento) acredito que a composição no geral acaba anulando esse aspecto e deixando a leitura agradável.
    Adoro finais surpreendentes.
    Já anotei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!
      Acho que você falou tudo, é meio que da idade mesmo, pelo menos vemos isso muito nos livros, no caso da Michelle ainda tem o agravante de uma vida beem difícil.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Que bom a leitura melhorou e ficou surpreendente. Não conhecia a obra, mas gostei muito da premissa. Adoro livros com series sobrenaturais, e ter vampiros lobos, fantasma, bruxo em um livro só me deixa loucaaaa de curiosidade.
    Uma pena quanto a Michelle e essas ressalvas, mas acho que ainda vou ler sim. Valeu pela dica ;)

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro por aí, mas adorei saber que a história envolve bruxas e não fica mais uma história batida do tema, já que hoje em dia é difícil encontrar histórias originais.
    Pela sua resenha deu pra perceber que o livro é incrível, e espero ter a oportunidade de ler um dia pois amo histórias sobrenaturais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Acho que a autora soube colocar bastante criatividade no livro, então acho que você vai curtir.
      Beijos

      Excluir
  14. Hey!
    Adorei a proposta desse livro, eu sou uma grande fã de fantasia e adoro seres sobrenaturais. A capa desse livro me chamou a atenção de longe, essa coisa da bússola combinando com o título norte e tudo mais. Gostei demais da sua resenha, que apesar de simples, conseguiu chamar a minha atenção. Espero que eu tenha a oportunidade de ler esse livro um dia.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Há um tempo estou com esse livro na lista, e eis que sua resenha me deixou ainda mais animada para conhecer essa história. Gostei muito do enredo, repleto de mistério e fiquei muito curiosa para saber o desenrolar da história. Adoro elementos sobrenaturais nas obras, logo acho que vou me divertir bastante lendo esse livro. Dica super anotada.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivianne,
      que bom que gosta do gênero, espero que goste da leitura.
      Beijos

      Excluir
  16. Olá, bom esse livro já está na minha lista de desejados a muito tempo, comecei a ter curiosidade em ler quando comecei ler muitas resenhas positivas em relação ao livro. Sua resenha me fisgou de uma tal maneira que fiquei mais curiosa em conhecer um pouco mais da história. Acho que mesmo com alguns pontos negativos a leitura deve ter sido boa. Dica Anota ♥

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    Eu já fiz essa leitura e achei muito interessante a diferença em relação aos nossos pontos de vista, minha observação negativa sobre o livro foi por outra razão. Achei a insegurança e abaixa estima da Michelle bem natural devido a vida que ela teve, o ambiente em que foi criada, o abuso psicológico que ela sofreu. Ela se botava pra baixo porque foi programada para isso pelo mostro que a criou e esse excesso de humildade é uma das coisas que faz dela a personagem forte que é. Pra mim foi assim.
    E a parte da "bonequinha" achei legal também pois foi um modo da autora de romper com essa neura que a Michelle tinha de se achar feia, imprópria, é assim que ela passa para os leitores que só a Michele se via assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris.
      Sua visão é muito interessante e acho que retrata bem sobre a personagem. Depois que li todo o livro e que tiro meu tempo pra refletir sobre a obra, também achei isso em relação a insegurança da Michelle, que na verdade é uma das personagens mais fortes da trama. Mas infelizmente como foi um ponto que me incomodou de certa forma, eu tinha que pontuar na resenha. Mas a parte da bonequinha, pra mim não rolou de forma alguma haha.
      Obrigada pelas considerações.
      Beijo

      Excluir
  18. Oi, eu já tinha visto esse livro no instagram e me interessei demais por ele. É tão bom ver livros de autores nacionais sendo reconhecidos! Que pena que a Michelle foi insegura, não suporto mimimi nos personagens, mas me interessei pela premissa, leria com certeza.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adoro o gênero e não conhecia esse livro, que bom que a leitura mudou logo no inicio, odeio quando muda lá pro final rs' mas é muito interessante e diferente esses irmão serem sobrenaturais, fiquei bem interessada na história e geralmente essa repetição me incomoda ainda mas sendo no diminutivo rsrs.. gostei da sua resenha e quero conferir essa história.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Acho que vai curtir o livro quando lê-lo.
      Beijo

      Excluir
  20. Olá, adorei a resenha. Não conhecia o livro e a autora, porém me surpreendi. Adorei saber que tem sobrenatural e irei colocar na minha lista de desejados.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro e confesso que de início não dei muito por ele, sabe? Mas lendo sua resenha fui ficando animada, achei interessante essa coisa de cada irmão ser um ser sobrenatural diferente e estou aqui pensando em qual justificativa a autora usou para explicar isso. Enfim, parece ser uma boa história, apesar dos pontos negativos, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Achei o mundo criado pela autora diferente. E como toda curiosa,curto um bom mistério.
    E me parece que isso não falta na trama.
    Assim como fiquei curiosa em saber como a autora vai nos explicar o fato de cada irmão ser um ser diferente do outro.
    Só o que acho que também me incomodaria seria o fato da personagem ser tão insegura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Sim, ela criou personagens bem diferentes. A personagem insegura incomoda sim, mas não em todo o livro.
      Beijo

      Excluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu sou super suspeita pois quero muito ler esse livro, eu amo um bom sobrenatural e esse parece ter todos os elementos que curto numa obra. Apesar dos pontos negativos, acredito que os positivos ganharam, né? amei sua resenha, meus parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Sou um pouco suspeita pra falar bem de livros de mistério porque é um dos meus gêneros favoritos e mistério que envolve bruxas e mansões então.. Adorei a sinopse e a capa é muito linda! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  25. Eu já estava com vontade de ler o livro, e agora fiquei ainda mais curiosa!
    Gostei muito da sua resenha, deu pra ver como o livro é diferente, legal e bem cheio de mistérios.
    A capa é um amor, adoro! rs
    bjss

    ResponderExcluir
  26. O livro me conquistou pela capa, porém na minha opinião a sinopse não faz jus a história, é um pouco parada e desanima, e a história me si é muito mais do que isso, que bom que li a resenha, porque só pela sinopse eu não escolheria essa leitura.
    To aqui super mega hiper curiosa com a leitura, primeiramente por ela não ter capitulos e sim cada quebra um personagem narrando, acho que isso pode nos fazer entender ainda melhor sobre cada um dos personagens, e referente a Michelle se colocar tanto para baixo acredito que isso vá me irritar também além de deixar cansativo, mas estou MEGA empolgada para conhecer os irmãos Vergamini, parecem encantadores.
    Obs.: Amo livros com Bruxas e seres sobrenaturais, e sei que vou amar esse *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a sinopse não valoriza muito, mas as vezes é bom isso acontecer pra deixar a surpresa pra leitura hehe
      Que bom que você gostou!!

      Excluir