Como otimizar o seu tempo para estudar coisas novas? Aprenda no vagão!

30 março



*Post patrocinado*

É difícil encontrar tempo suficiente na agenda diária para nos dedicarmos a nós mesmos. A correria do dia a dia muitas vezes impossibilita até mesmo o empenho nos estudos, que é a melhor ferramenta disponível para quem deseja ocupar um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Estava mais do que na hora de uma empresa de educação entender esse cenário e pensar em soluções para os jovens profissionais. A Udemy pensou. E, agora, é possível aprender no vagão.

O que significa “aprender no vagão”?



Aprender no vagão significa usar aquele tempo ocioso do dia a dia para adquirir conhecimento. Já pensou em aprender Excel assistindo às aulas no celular, enquanto você está na plataforma esperando o transporte público? E aprender um novo idioma enquanto está no ônibus, voltando para casa depois do expediente?

A Udemy, a maior plataforma de cursos online do mundo, oferece essa possibilidade. Agora é possível acessar o curso que melhor se aplica ao seu momento profissional, fazer download das aulas e assistir de modo offline, onde e quando quiser. Não há dica melhor para quem deseja otimizar o próprio tempo para aprender alguma coisa nova.

Veja, a seguir, algumas outras estratégias para você aproveitar ao máximo o seu dia e potencializar as suas habilidades profissionais.

Faça um cronograma da sua semana

Essa dica parece óbvia, mas não é todo mundo que se beneficia das maravilhas de se ter uma organização semanal. Colocar no papel as suas atividades diárias e estabelecer um tempo limite para realizá-las é entender as suas prioridades, esforços e produtividade.

Em quais momentos da semana você está gastando tempo com coisas essenciais? E em quais você está empregando esforços em coisas inúteis? Existe algum tempo em que você está ocioso? Identifique as janelas de atividades que não estão trazendo nenhum retorno e que podem ser substituídas. Você pode perceber que está gastando muito tempo nas redes sociais, por exemplo, e que esse período pode ser revertido para aprender aquela competência exigida na tão sonhada vaga de emprego.

Cronogramas devem ser organizados, consultados e objetivos. Não adianta criar um e nunca mais vê-lo; é preciso se certificar das suas atividades diárias e ajustá-las caso ocorra algum imprevisto. Ter esse controle diminui o stress do dia a dia e ajuda a criar mais momentos de lazer para você relaxar dos problemas cotidianos.


Identifique os espaços livres no seu dia

O cronograma te ajudará a identificar os espaços livres no seu dia a dia, mas você se certificou de que todos eles estão preenchidos? Geralmente, ao planejar nossas tarefas semanais, deixamos passar janelas de tempo que podem ser valiosas. Como por exemplo o nosso tempo de locomoção até o trabalho, até a academia, o horário de almoço na empresa, a espera no consultório médico, e por aí vai.

Não é nada produtivo especificar minuciosamente cada passo que você dará naquele dia, mas é importante identificar esses momentos em que você pode realizar tarefas que não são usuais. Fazer um curso e aprender uma nova habilidade é uma delas. Ao invés de abrir aquele joguinho no celular enquanto aguarda o ônibus chegar, por que não investir em você e na sua carreira profissional?

Priorize as atividades que agregam conhecimento

O que o seu momento profissional está pedindo? Um novo idioma? Um Excel aprofundado? Conhecimento em Marketing Digital? É hora de rever o seu cronograma semanal e alocar as atividades que são prioritárias. Ideal mesmo é sempre ter um horário semanal dedicado aos estudos e atualizações da sua área de trabalho. O mercado está em constante mudança e as novas tecnologias surgem a todo momento. É importantíssimo para a saúde profissional acompanhar essas novidades.

Além disso, evite distrações durante a realização das suas tarefas. Para aumentar o seu nível de produtividade, seja nos estudos ou durante o trabalho, faça-se valer de técnicas e aplicativos que ajudam a manter a concentração.

Uma delas, bem famosa, é a Técnica Pomodoro: você se concentra em realizar uma atividade durante 25 minutos e, em seguida, faz uma pausa por 5 minutos. Esse tempo estipulado foi determinado como ideal para manter a produtividade e foco durante uma tarefa; depois disso, perdemos a atenção. A pausa de cinco minutos entra como um alívio para o cérebro, que pode descansar, até começar o novo ciclo de 25 minutos de concentração.

Assim, você fica mais ágil para atingir objetivos e com mais tempo para investir em si mesmo.


Conheça a Udemy: aprenda no vagão!

A Udemy oferece os cursos ideais para quem tem uma agenda cheia e precisa aproveitar cada segundo para aprender coisas novas. A plataforma oferece ao aluno a possibilidade de fazer download das aulas, para que elas possam ser assistidas de modo offline, a qualquer momento e a qualquer lugar - inclusive no vagão!

Além disso, são oferecidos mais de 100 mil cursos de diferentes áreas, desenvolvidos pelos melhores instrutores do mercado de trabalho. E por um preço super acessível: clicando aqui, você pode começar a estudar agora mesmo por um valor de R$23,99, sem mensalidades. E o acesso ao conteúdo é vitalício; é possível acessá-lo quantas vezes quiser, por tempo indeterminado.

Ao finalizar um curso, a Udemy disponibiliza para o aluno um certificado que pode ser usado para abonar horas extracurriculares na universidade. Ele também pode ser usado para você validar sua habilidade recém-adquirida, seja no currículo ou em entrevistas de emprego. Venha se juntar a mais de 22 milhões de alunos do mundo todo: aprenda no vagão!


*Esse post não foi escrito por mim e contém conteúdo patrocinado

Posts relacionados

2 Comments

  1. Muito bom! Tempo é dinheiro, é preciso usar da melhor forma!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal suas dicas! Adorei como você transmite seu conhecimento!
    Conheci o seu blog através do twitter da Melina <3
    Abraços!
    http://byjaque.com

    ResponderExcluir