Alice - Lewis Carroll

20 outubro

 


Falar de Alice do Lewiss Carroll é andar em terreno sensível. Famosa por conta da animação da Disney de 1951, a personagem conquistou meninas e meninos de todas as idades desde então e também podemos dizer que fez muitos leitores desde o lançamento do livro em 1865. Leitores esses que colecionam edições lindíssimas em suas estantes e que começaram a escrever seus blogs inspirados por Alice.
Seria fácil resenhar esse livro se eu tivesse amado tanto quanto eles, mas a realidade está bem longe disso.

O livro traz as duas histórias com a curiosa e espevitada protagonista, Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. O primeiro mostra o contato inicial com aquele mundo fantástico depois de cair num buraco e seguir um coelho branco. Já o segundo traz outro espaço fantasioso mas agora dentro de um espelho.
Eu já havia tentado ler este livro há alguns anos mas acabei abandonando. Esse ano resolvi pegar novamente, já que nesse tempo li várias fantasias, mas apesar de ter concluído a leitura dessa vez, foi uma das piores de 2020.

Se eu tivesse que definir este livro em 3 palavras, seriam "uma loucura inacreditável".

Nada fez sentido, mas até aí tudo bem, pois trata-se de uma literatura nonsense, e essa é a graça do mundo criado por Carroll, um universo totalmente lúdico e insano e que exercita a criatividade do leitor até certo ponto. Esses são pontos positivos, de certa forma. É interessante também como ele se baseia em jogo de cartas e no xadrez para criar as duas histórias respectivamente. O grande problema pra mim foram os personagens, principalmente Alice.

Eu entendo que trata-se de uma criança, mas ela é extremamente chata, inconveniente e "mal educada". No segundo livro ela melhorou um pouco, mas daí a história não era tão interessante. Os únicos personagens que me agradaram (assim como na animação) foram a Lagarta Azul e e o Gato de Cheshire.

Com essa junção de fatores, acabou se tornando pra mim, uma leitura bem cansativa rendendo apenas 2 estrelas na sua classificação.

O livro não ter funcionado pra mim não desabona em nada a sua importância histórica e não quer dizer que não funcione pra você, nenhuma opinião é uma verdade absoluta, afinal.

Você já leu? Me conte aqui embaixo.



Posts relacionados

7 Comments

  1. Sou doida pra ver essa edição "por dentro"!
    Só li um livro de Alice, e oh, numa versão bem antiga da biblioteca da escola. Agora tenho uma versão(a de capa vermelha) na estante, da DarkSide, mas ainda não ali. Pretendo fazer isso antes do ano acabar(tá difícil,mas sou persistente) rs
    Alice é atemporal e a lição de vida, idem!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu tenho essa edição; foi através dela que tive o meu 1° contato com a história de Alice, mas não me marcou tanto quanto eu gostaria. Eu pretendo reler, talvez o tempo me proporcione um novo olhar sobre esse clássico.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nati!
    Assisti a animação da Disney de 1951 na minha adolescência, e confesso que não é uma história que me conquistou, achei um universo tão estranho e muitas vezes tão insano, e saber que o livro Alice do Lewiss Carroll possui essas características também faz com que o meu interesse em ler esse livro passe longe... Ah, a Lagarta Azul e o Gato de Cheshire são meu personagens favoritos da animação também, principalmente a Largata Azul ❤
    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada relacionado a Alice, somente filmes, não sou muito fã, mas não posso deixar de lado a importância na literatura. Puxa, mas essa edição esta linda, a capa perfeita. Mesmo que não fosse ler, gostaria de ter o livro apenas pelo prazer de ter o livro em casa.

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Concordo com você kkkkk
    Tentei ler o primeiro 2x e não deu mesmo.
    Daí li obrigada o do espelho e não entendi foi nada kkkkkkkkk
    Achei a escrita muito arrastada também.
    Agora o filme assisti quando eu era criança e me lembro de ter gostado. Não sei se hoje eu gostaria né kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. OI NATI
    Eu não li esse livro e nen vi o filme ,mas pela sua resenha eu não fiquei com vontade de ler .estou com tantas livros encalhados para ler que estou evitando colocar mais livros na lista ,ainda mais sabendo desses pontos negativos que voce citou Sei que livros funcionam diferentemente para as pessoas mas não vou arricar.

    ResponderExcluir
  7. Adoro todas as versões da Alice, é um dos meus favoritos da Disney, sem dúvidas. Inclusive acho o nome lindo, desde criança imaginava que colocaria na minha filha algum dia hahah.
    Beijos

    ResponderExcluir