Enquanto Bela dormia

17 novembro



Eu particularmente adoro contos de fadas e com isso adoro conhecer e ler sobre suas mais variadas versões. Enquanto Bela dormia, como quase o próprio nome diz, reconta a história da Bela Adormecida. O livro inicia-se com Raimy narrando esse conto de fadas, mas sua bisavó resolve lhe contar o que verdadeiramente aconteceu naquela época e que tudo não era tão simples e fantasioso como ela imaginava. E assim, Elise narra a história em primeira pessoa, desde a época que ela era uma menina na fazenda descobrindo que seu pai biológico era alguém que morava no castelo e após sua família ser acometida por uma terrível doença, ela resolve seguir seu destino até onde os nobres moravam e lá viver. Elise consegue trabalho de camareira no castelo e a confiança da rainha. Há também Flora e Millicent que são as tias do rei, podemos dizer que uma seria a fada boa e a outra a bruxa má. E vamos acompanhando a vida daquelas pessoas e o nascimento e crescimento de Rosa, a bela adormecida.

Aqui, a personagem principal é Elise, a dama de companhia da rainha Lenore, que ainda tão jovem teve de passar por tantas dificuldades e supera-las quase totalmente sozinha. Na história criada pela autora, não temos poderes mágicos, mas sim uma pessoa bem ardilosa como Millicent que deseja o mal da pequena Rosa, pois o rei havia lhe expulsado. O mal real presente nas pessoas, como ambição, gana pelo poder, são os reais vilões deste livro. Elizabeth Blackwell fez personagens e situações bem críveis, daquelas que você começa a acreditar que realmente o conto da Bela Adormecida ocorreu exatamente desse jeito como é contado aqui.

Tudo está presente, a roca, o medo, a torre, o príncipe, a bruxa e a fada, mas tudo muito mais real. A forma como a autora adaptou foi muito inteligente, a história não teve ponta solta e ainda como uma narradora diferente do esperado, como Elise, o livro cresceu ainda mais. Elise, aliás, é uma personagem incrível, forte e determinada. E se não bastasse tudo isso, Enquanto Bela dormia, ainda conta com uma reviravolta muito boa perto do fim. 

Com uma narrativa fluída, descritiva, bons diálogos e personagens bem construídos, Enquanto Bela dormia vem com uma versão surpreendente de um conto tão famoso, e mostra que a verdadeira magia está no amor e na força de vontade de sobreviver.


Posts relacionados

14 Comments

  1. eu gostei muito da capa e do título, de cara chamam a atenção e tem o re-conto que eu adoro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nati, pois taí que eu gostei! Tô meio saturada de releituras de contos de fadas mas curti a maneira como esse aí parece ser contado. Toda essa coisa da maldade humana, ganancia e tals e sem envolver sobrenatural ou magia, que ja ta mais do que batido. Alem da capa ser uma lindeza! Vou procurar com certeza pra ler viu. Valeu demais a dica!
    bjs
    Dana

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Confesso não ser muito fã de contos de fadas, mas fiquei bem curiosa pelo fato de você dizer que na obra tudo que acontece é bem mais real e que a autora foi muito inteligente em sua escrita e no desenrolar da trama.
    A capa é muito bonita e acho que darei uma chance à leitura.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo essas adaptações de contos de fadas e adorei isso da protagonista ser a dama de companhia da rainha contando a história para sua bisneta muito tempo depois! Nunca tinha parado para saber sobre o enredo desse livro apesar de achar a capa linda, mas agora estou louca pra ler! Fiquei curiosa para saber que reviravolta é essa que acontece perto do fim.

    ResponderExcluir
  5. Oiii!

    Eu ainda não li esse livro e tinha lido lido tanta resenha negativa para ele que tinha desistido, mas depois da sua me arrependi.. O livro parece ser ótimo e muito bem escrito! A sua resenha está linda e gostei bastante!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desanima com as resenhas negativas não rsrs.
      Obrigada!
      Beijo

      Excluir
  6. Oi Nati.

    Eu também gosto de ler contos de fadas e suas variadas, mas confesso que li poucos. Enquanto Bela Dormia é um deles que ainda não li, mas lendo sua resenha e sabendo que a narrativa é fluída, tem bons diálogos e personagens bem construídos, eu quero dar uma oportunidade logo para ele. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nati, sua inda, tudo bem?
    Eu adoro contos de fadas, sempre fui muito romãntica e sonhadora. Por isso procuro ler todas as adaptações que estão fazendo. Essa capa é linda e delicada e achei que a autora foi super original ao reescrever essa história colocando a protagonista como dama da rainha e principalmente, por no lugar da magia, colocar os sentimentos que nós temos. E que mensagem linda do amor!!!! Você me deixou suspirando e louca para ler esse livro!!! Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir