O Céu está em todo lugar - Jandy Nelson

25 julho



E de repente o mundo de Lennie caiu. Sua irmã, melhor amiga, confidente, seu tudo, Bailey morreu. Lennie continuava morando com sua vó e seu tio, além disso tinha Toby o namorado de Bailey e Joe um garoto que acabara de chegar na escola. Lennie e Bailey tinham em comum o amor pela arte, Bailey queria ser atriz e Lennie uma excelente clarinetista. E ainda há na história a melhor amiga de Lennie, Sarah e a mãe das meninas, a mãe pela metade.

Com a perda de Bailey a vida daquela família se desequilibrou apesar de todos continuarem seguindo suas vidas do jeito que dava. Lennie não conseguia seguir em frente e era difícil desapegar das coisas da sua irmã, coisa que realmente muito difícil para qualquer pessoa que perde um ente querido.
Lennie expressava sua dor através de poemas e poesias que escrevia em partituras, copos, todos quem eram jogados fora e que eram representados no início de cada capítulo do livro. Ela e Toby acabaram se aproximando por conta da dor da perda, apesar de outras pessoas também estarem sofrendo muito, eles viam como se somente eles entendessem tanta tristeza que estavam sentido e como se fosse a mesma tristeza. 
Essa aproximação foi além do que eles esperavam e acabou surgindo talvez um novo sentimento ou apenas uma forma de se libertarem daquele momento difícil. As coisas ficaram ainda mais confusas para Lennie, quando Joe também se aproximou, fez-se um amigo presente e um bom conquistador.

O Céu Está em Todo Lugar é um livro tocante e encantador, ele fala sobre perda e morte de maneira serena. O envolvimento romântico também foi acontecendo aos poucos e de uma maneira tão envolvente que você vai torcendo para o casal. Os personagens são bem construídos e a força que os personagens passam para encarar o momento de superação é incrível.

A sensibilidade do livro aparece também na diagramação, a Novo Conceito arrasou nesse trabalho. As letras são em azul, cada capítulo inicia-se com uma página diferenciada além de um poema da protagonista. Além da textura dessa linda capa.


O Céu Está em Todo Lugar é lindo, belo, leve mesmo tratando de assuntos fortes, a sutileza tratada na história é ponto alto que a autora conseguiu captar.

"Ele tem razão. É exatamente isso, sou loucamente triste e, em algum lugar lá no fundo, tudo o que quero é voar."  
p. 112


Posts relacionados

8 Comments

  1. Oi Nati.
    Fiquei tocada com essa resenha. Esse livro parece ser maravilhoso e emocioante! !
    Já sei que vai cair umas lágrimas ao ler sobre a dor da perda que a protagonista sente !

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nati, tudo bem?
    Eu adorei a capa deste livro, a capa mais linda de todas. Achei a estória bem bonita, e pelo jeito é daquelas que te faz chorar litros. Lidar com a morte não é fácil, fiquei curiosa para ver como os personagens conseguiram seguir suas vidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha visto a capa desse livro mas nunca tinha lido a resenha.
    Gostei bastante da premissa, parece ser um livro muito bonito e leve de ler. Além de nos trazer várias reflexões.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. oie
    ja vou dizendo que amei a capa do livro hahaha e eu nunca tinha lido ainda e a primeira resenha que li deste livro. e parece ser maravilhoso, ainda maisq que tem letras azul ( nunca li um livro com letras de cor diferente0 Amei vou ler
    beijos

    ResponderExcluir
  5. como faz tempo que este esta na minha lista de desejados! que trama maravilhosa! apaixonei nela

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei muito interessada, realmente perdee um ente querido acaba com tudo de você, gostei muito da trama do livro, e ainda tem romance!! Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  7. A principio achei ser espirita. Sei lá. Acho que o titulo deu a entender isso. Hahaha
    Mas gostei.
    Vai para a gigante lista de desejados.
    😘

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro mas achei a capa tão fofa e a premissa da história parece ser tão linda. Por ser um livro tratar de perdas e amor, parece que os personagens se aproximaram por exatamente isso, encontraram o porto seguro no outro, sabendo que este entende suas dores; um modo deles se encontrarem.
    Pretendo muito ler esse livro, ele parece ser tão romântico e encantador <3

    ResponderExcluir