Vidas na Noite e a pessoa por trás dele

16 dezembro


Compre o livro aqui 
Classificação: 5⭐'s

Disclaimer: Resolvi repostar essa publicação, pois essa antologia e essa autora maravilhosa merecem mais reconhecimento. E porque escrevi essa postagem com tanto carinho e esmero, pra ela ficar ali atrás esquecida.


A pessoa por trás do livro

Eu estou oficialmente na blogosfera desde novembro de 2010. Quando entrei era mais pra falar sobre temas femininos e principalmente esmaltes. Mas com o passar do tempo, meu gosto por livros foi ficando cada vez mais forte e fazendo parte do conteúdo do meu antigo blog. E foi assim que por volta de 2011/2012 conheci o mundo dos blogs literários. Fiquei encantada em saber que pessoas compartilhavam as opiniões de suas leituras e que era um meio tão divertido e cheio de conteúdo. 
Não me lembro exatamente qual foi o primeiro blog literário que acessei, mas sei que um dos primeiros e dos que mais me encantaram foi o Minha Vida Literária da Aione. E acredito que acompanho seu blog desde o comecinho, já que ela iniciou em julho de 2011.

A Aione, ou Mi, sempre foi muito atenciosa e gentil com seus leitores e isso me chamava atenção, ela sempre esteve disposta ajudar e sempre muito querida. Conhecer o seu trabalho e a pessoa por trás dele me fez admira-la a cada dia. A forma como ela falava de cada livro em seus vídeos, ou as palavras que usava para uma resenha, tudo muita propriedade e paixão pelo que faz. Lógico que com o tempo de prática, nós evoluímos em tudo que fazemos. Mas a Aione sempre foi assim, apaixonada pelo que faz e pelos livros e isso era claro em seus vídeos. Eu acompanho seu trabalho em vídeo desde quando o seu amigo Dênis a ajudava em algumas filmagens. Já li alguns livros por indicação dela, já comprei livros indicados por ela. 


Aione foi sempre uma das minhas inspirações no booktuber e na blogosfera e também sempre foi uma  incentivadora do meu trabalho. Então sempre torci pra ver algo escrito por ela, desde que ela fazia a coluna "Parece, mas não é" (até hoje torço pra voltar a postar essa coluna). Por isso estou na expectativa por seu livro que ainda não tem previsão pra seu publicado(infelizmente) e por isso fiquei empolgada com a possibilidade de ler a antologia Vidas na Noite. Não perdi tempo e comprei o e-book na pré-venda.

O que achei

Vidas na Noite é uma antologia publicada apenas em formato digital, que reúne cinco contos de diferentes gêneros literários, tem chick-lit, thriller e até um romance erótico. Todos os cinco são entrelaçados pelo cenário, um bar. Mas cada um com personagens próprios e com muita identidade. Os contos são:

Pesos e Medidas - fala sobre autoaceitação e padrões
Os Habitantes do 9° - fala sobre traição e perdão
Gatilho - fala sobre relacionamento abusivo e suas consequências
Domado Descontrole - fala sobre desejo e impulsividade
O Começo de Tudo - fala sobre amor e sonhos


Falando no geral, o que foi mais bacana de perceber é a capacidade de escrita da autora, pois temos cinco contos completamente diferentes entre si e escritos pela mesma pessoa. São cinco gêneros, cinco histórias de vidas diferentes, vários personagens diferentes e composições de enredo diferentes. A capacidade de se reinventar foi o que mais admirei nessa antologia. Escrever conto não é algo fácil. em poucas palavras e páginas você tem de ser capaz de escrever uma história com início, meio e fim que faça sentido e que prenda o leitor. E isso, Aione conseguiu em todos eles.

Eu dei uma olhada em outras resenhas, e é interessante ver como pra cada leitor, um conto foi o mais especial. Como cada um queria ver mais de um personagem específico.
Gostei de todos os contos, mas o que menos me tocou foi o Os Habitantes do 9° pela postura do personagem principal e pela sua decisão final. Por outro lado, o que eu amei foi Gatilho. Esse conto de thriller foi arrebatador e sufocante. Fiquei muito impactada com a leitura e já torço e espero por mais alguma coisa desse gênero escrito por ela. Em Pesos e Medidas me encantei com a amizade das duas personagens e de como a baixa autoestima machucava uma delas. Cada conto teve sua identidade. Fui cheia de expectativa e fiquei muito satisfeita. A autora aparece pra mim como uma das autoras destaques desse ano, surpreendendo em alguns contos e nos fazendo suspirar em outros.

Indico de olhos fechados Vidas na Noite pra vocês. É uma leitura rápida pela quantidade de páginas mas carregada de emoção e sentimentos. Histórias intensas e sinceras criadas pela mesma pessoa, Aione Simões.

Posts relacionados

5 Comments

  1. Eu sigo a Aione há tanto tempo e admiro demais o trabalho que ela nos entrega há tantos anos!!Sem contar que é um amor de pessoa e oh, talentosa demais!
    Por isso, entendo muito sua admiração e vi e li esse post como uma homenagem sincera a alguém que inspira sim e que deve ter te ensinado muito, como ensinou a todos nós!!!
    Adorei!!!
    Beijo

    Angela Cunha/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. OLA Amei ver voce compartilhando conosco esse carinho e admiraçao com a Aione! Ela é muito talentosa ,simpatica ,gentil com os leitores .
    Eu sou inscrita no canal e no blog dela há pouco tempo,mas já percebo o enorme carinho e respeito que ela dedica a seus seguidores e isso é o que mais eu admiro . Ainda não conheço a escrita dela ,mas desejo fazer isso um dia .

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nati!
    Conheço o blog Minha Vida Literária da Aione faz alguns anos, não sei precisar quanto, mas é um espaço que gosto muito de visitar, a Aione é mesmo uma querida, a atenção e carinho que dá aos seus leitores é mesmo muito especial!
    Tenho Vidas na Noite mas ainda não li, e infelizmente vai ficar pra ano que vem :(
    Mas não tenho dúvidas de que vou amar, gosto muito de contos, e de chick-lit e thriller.
    Bjos, amei o post!

    ResponderExcluir
  4. É nítido nas suas palavras o quanto gosta do trabalho dela, isso é lindo. Eu não acompanho fielmente, mas já li um post ou outro, acho muito bom. Ainda não li nada dela, então é bom saber dessa antologia. Parece uma boa maneira de conhecer a escrita dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Conheci o trabalho da Aione faz pouco tempo, mas gostei muito do conteúdo do blog dela e também amei a forma como ela transmite o que sentiu lendo determinado livro pelos vídeos.
    Não gosto muito de ler antologias, mas esse em particular me cativou bastante. Achei interessante ela conseguir interligar um cenário em várias histórias completamente o oposto da outra.

    ResponderExcluir