5 livros nacionais que você tem que ler

20 setembro


Eu gosto muito de livros nacionais, principalmente os contemporâneos. Muita gente tem uma visão limitada e preconceituosa da literatura nacional por conta de serem obrigados a ler clássicos nas escolas. Por conta dessa obrigação, cria-se um bloqueio com os clássicos e ficam achando que aqui no Brasil só tem Machado, Lima Barreto, entre outros. Não desmerecendo os grandes autores, pois é claro que eles tem seus méritos, mas muitos leitores acabam não conhecendo outras boas obras por conta disso e perdem muitos livros bons. Temos muitos novos e bons autores e autoras principalmente em fantasia, romances e young adult. A minha indicação de hoje são de 5 livros que acho que todos deveriam conhecer e tentei justamente pegar um pouco de cada gênero para que vocês possam ter uma noção maior de como nossa literatura é rica e merece e precisa ser lida sim.



Ausência


Eu já falei de Ausência pra vocês, não aqui no blog mas no Ei Nati TV e vocês podem conferir o vídeo clicando aqui, onde indiquei 3 livros sobre Mal de Alzheimer. Em Ausência, a autora Flávia Cristina Simonelli publica seu segundo romance onde trata sobre essa doença tão devastadora. Ela continua com seus diálogos reflexivos, filosóficos e quase poéticos. Na história, Ervin é o paciente diagnosticado e é tratado pelo doutor Daniel que já teve um caso na família, que vitimou sua avó. E foi essa ligação que mais me emocionou na leitura e fez tudo ficar ainda mais tocante. É uma leitura para emocionar, para inspirar e fazer refletir sobre aproveitar cada minuto da vida.
Link para compra: aqui

Meu Pé de Laranja Lima

Esse foi um dos livros mais tocantes que já li em minha vida. Ele é daqueles que você lê e parece que tá recebendo um tapa na cara de tão inspirador e quase falando "acorda pra vida". É uma obra infanto-juvenil mas nem por isso deva ser lida somente por esse público, mas todas as idades. Eu li quando já era adulta e certamente ele me tocou ainda mais do que se eu tivesse lido quando era mais nova. Se você gosta de Extraordinário ou Passarinha, com certeza vai gostar e se emocionar ainda mais com a história de Zezé e seu pé de laranja lima.
Link para compra: aqui

Vida Organizada


Ele é escrito por Thaís Godinho conhecida blogueira do homônimo Vida Organizada. O site dela sempre foi referência nesse assunto e em 2014 ela resolveu colocar isso no papel e publicou o livro pela Editora Gente. O mais bacana dessa leitura, é que a Thais desmistifica essa obrigatoriedade com a organização, como se tivesse que ser algo sofrido de fazer. Antes de tudo, a organização tem que existir para otimizar seu tempo e facilitar seu dia a dia, e que existem várias formas de se organizar e a "correta" é aquela que melhor se adequa a sua rotina e realidade.
Link para compra: aqui

Por Linhas Tortas

Por Linhas Tortas é sem dúvida um dos meus livros favoritos da vida e já falei tanto dele com vocês, mas nunca me canso. O primeiro romance escrito por Cynthia França conta a história de Ester, uma mulher real (como poderia ser eu ou você) que passa por várias dificuldades em sua vida e tem de dar um jeito de enfrenta-las. A minha identificação com a personagem foi imediata e é isso que é tão bacana nesse livro, a personagem, os cenários, as situações vividas tudo é muito real e verdadeiro, você se aproxima mais da história assim. Esse livro traz um quote que adoro que diz assim: "(...)Se pudesse escolher, preferiria sofrer agora a ter de apagar a vida com ele. – De fato, não mudaria nada. – Acho que atingiremos um estágio evolutivo avançado quando conseguirmos sentir gratidão pela oportunidade de ter convivido com alguém por determinado tempo, independentemente da quantidade do tempo."


O Androide


Por último mas não menos importante, O Androide, o único livro de ficção científica dessa pequena seleção. Já o resenhei aqui, onde vocês podem conferir uma opinião mais completa. Mas aqui posso dizer que é um livro de fácil entendimento e super simples, bom praqueles que não entendem tanto sobre robótica, mas praqueles que são fãs do Azimov também é uma leitura indicada. A história se passa em um futuro distópico onde um mundo é basicamente comandado por máquinas e androides, mas nesse meio, que se passa em sua maioria aqui no Brasil, o personagem principal vem com uma, surpreendam-se, humanidade incrível e nos fazendo questionar sobre até que ponto isso seria possível.
Link para compra: aqui


Agora é a vez de vocês, qual desses livros já leram? Qual outro nacional acham que eu preciso conhecer?


Posts relacionados

8 Comments

  1. Pois é, eu fazia parte do time que fugia de livros nacionais, mas, depois de ler Carina Rissi e Bianca Briones, passei a gostar e hoje valorizo a nossa literatura.
    Desses que indicou, eu só conheço Meu pé de laranja lima, mas ainda não li. Gostei das outras indicações.
    Te indico Cinco Júlias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Verdade, infelizmente nossa literatura nacional ainda sofre preconceitos e é uma pena porque temos tantos livros incríveis né?
    Amei suas dicas, precisamos mesmo incentivar a leitura nacional cada vez mais. Fiquei curiosa para ler o Por linhas tortas.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã assumida da nossa literatura nacional e amo conhecer trabalhos e autores novos!!!
    Ainda não li nenhum dos que você indicou, mas vou te deixar alguns que super mais que indico! rs
    Mulheres Que Temiam Seus Pais(André L. Braga)
    Esse Turu Turu(Raffa Fustagnho)
    Os Porões da Antártida(Raymundo Teles)
    Fished(Kamile Girão)

    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Tirando Meu Pé de Laranja Lima, nunca tinha visto nada sobre os outros. O que mais me chamou atenção foi justamente esse, Meu Pé de Laranja Lima, pois já ouvi falar dele, mas nunca parei pra ler sobre. Não sabia que era um livro tão emocionante assim, gosto de livros que nos dão esse tapa na cara hahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Se tem um livro que sempre quis ler é Meu pe de laranja lima, ouvi tanto falar desse livro na época da escola, mas fui me empolgando com outros estilos que esqueci meu interesse pela história. Essa é uma leitura que quero ler futuramente.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Nati!
    Também gosto de livros nacionais, e assim como você prefiro mais os contemporâneos, mas realmente, as pessoas que possuem preconceito contra nossos autores nacionais não sabem o que estão perdendo!
    Dos 5 livros que você citou, não li nenhum, mas fiquei interessada em Ausência pelo livro abordar o Mal de Alzheimer, se a oportunidade surgir lerei com certeza!
    Tenho vários livros nacionais queridinhos, mas te recomendo Guardians da Luciane Rangel e Escola Dos Mortos da Karine Vidal, ambos de fantasia.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Nati
    Realmente a literatuna nacional tem a cada dia trazido conteudo para todos os gostos.desses que voce resenhou so conheço o Meu pe de laranja lima.
    Hoje eu vejo que os autores nacionais estáo tendo mais chance de divulgar seus trabalhos .
    Vejo muitos booktubers e blogueiros indicando livros de autores nacionais .

    ResponderExcluir
  8. Oii
    Acredita que não li nenhum desses ainda kkk
    O Vida organizada já li resenhas sobre e quero ler.
    Os outros eu não conhecia, mas já anotei aqui, pois parecem ser muitoooo bons mesmo!
    Esse ano li menos nacionais, mas daqui pra dezembro quero ler mais, já tô com o kindle cheio!
    Bjs

    ResponderExcluir