Os carros mais legais do cinema

08 junho


Quando você pensa em carros nos filmes, provavelmente vem a sua mente algo como Velozes e Furiosos ou algum outro ligado a velocidade. Existem muitos filmes em que os personagens tem uma relação bacana com seu automóvel ou simplesmente o ajuda em alguma fuga ou vingança, mas também existem alguns que são fundamentais na história e alguns que são protagonistas de seus próprios longas.

O post de hoje é para falar de quatro carros que eu considero os mais legais do cinema. A escolha foi feita justamente pensando nesses veículos que são fundamentais no roteiro e conclusão dos filmes. (Mas teremos três menções honrosas no final) E já aviso que aqui não entrarão nenhum dos autobots de Transformers porque bem, eles são alienígenas e não carros, no máximo poderia colocar alguns em uma postagem sobre robôs(que eu quero fazer já há algum tempo mesmo).

------------


Batmóvel

Retirado daqui

O carro criado pelas Wayne Enterprises para acompanhar o Batman em suas aventuras heróicas. Apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em 1941 e era totalmente diferente do que conhecemos hoje, era um carro conversível vermelho provavelmente criado apenas para ser o carro de passeio do Bruce Wayne. Mas assim como as roupas do personagem e seus traços, cada quadrinista foi reproduzindo o carro conforme eles o imaginavam, e assim também aconteceu na série televisiva e nos filmes.


Com o passar dos filmes, o batmóvel foi se adaptando ao clima que cada diretor dava ao longa. O lançado em Batman(1989) um filme de Tim Burton, por exemplo, era um bom exemplo do que eu imagino ser um carro do meu herói preferido, um conversível muito chique mas com arma e estilo. Com um aspecto mais furtivo e ao mesmo tempo elegante. Que era também o tom do personagem na época interpretado por Michael Keaton. Essa mesma versão volta no filme seguinte e é substituído por um modelo mais moderno e extravagante no filme Batman Eternamente (já com um novo diretor), modelo esse desenhado por Barbara Ling que também projetou o modelo do filme Batman e Robin. Na minha opinião são os dois modelos mais estranhos e obviamente casam muito bem com esses dois filmes igualmente estranhos.


Já na trilogia do Christopher Nolan, temos um modelo bem mais realista para alguém que combate o crime no dia a dia, um modelo inspirado num tanque de guerra, onde também está acoplada a batmoto. Esse modelo não me agrada tanto, mas seria impossível imaginar outro pros filmes do Batman de Christian Bale. Ele atinge uma velocidade menor que os modelos anteriores por conta do peso mas é muito bem armado com canhões, lança-mísseis, gancho e metralhadoras. Para o mais novo Batman, interpretado por Ben Affleck foi construído um carro totalmente novo e provavelmente o mais caro de todos. Na fanpage, vou deixar um tour 360° para vocês verem melhor o batmóvel (e também pra esse post não ficar ainda mais gigante)

------------

Herbie


Se você ama fusca como eu, com certeza também adora o Herbie, ou no mínimo acha ele e sua história muito fofa. Um dos carros mais famosos da Disney, Herbie teve seu primeiro filme em 1968, com o o longa Se Meu Fusca Falasse, além desse ele teve mais cinco filmes, As Novas Aventuras do Fusca(1974), Um Fusca em Monte Carlo(1977), A Última Cruzada do Fusca(1980), Se o Meu Fusca Falasse(1997-remake) e Herbie - Meu Fusca Turbinado(2005). Confesso que desses o que mais assisti foi o último protagonizado por Lindsey Lohan e que preciso reassistir os antigos, mas eu já conhecia Herbie desde quando era criança e foi nessa época que me apaixonei por ele e provavelmente pelo modelo do carro.

O que faz tão legal é que ele tem personalidade própria (muitas vezes bem forte), carisma, pisca os olhinhos e sempre te apoia em momentos difíceis e com ele o personagem não se sente tão só. São características inerentes a magia Disney apresentada em filmes live-actions.
Quando foi lançado o primeiro filme foi um sucesso absoluto, ficando em 3° lugar nas bilheterias. Além disso, Herbie é o fusca mais famoso do mundo. Mas a escolha do modelo do carro foi feita baseada num teste, onde a produtora espalhou alguns modelos de marcas diferentes e aguardou pra ver qual chamava mais atenção. O fusca foi o vencedor. E não poderia ser diferente né?

-------------

Relâmpago McQueen

Já que estamos falando da Disney, continuamos com ela acrescida da Pixar. Carros foi o primeira animação com o foco em automóveis e foi lançada em 2006 e foi a segunda animação da Pixar, depois de Toy Story, a ganhar uma continuação. Hoje já são 3 filmes lançados (2006, 2011, 2017). 
A minha escolha do McQueen pra essa lista é única e exclusivamente por conta do meu gosto pessoal. Muitas pessoas não gostam tanto do personagem, podem acha-lo um pouco arrogante. Mas eu o adoro, acho super carismático, divertido e mais bacana é que ele tem um ótimo desenvolvimento pessoal na trama do primeiro longa.
Eu gosto tanto desse filme e personagem, que até hoje não tive coragem de assistir suas continuações com medo de me decepcionar um pouco.

O nome do personagem foi uma homenagem ao ator Steve McQueen que adorava correr com seu carro e fugir da polícia nos anos 60 (informação retirada daqui) inclusive os traços de ambos os carros são semelhantes.

-------------
DeLorean


Chegamos ao carro que marca uma geração e se torna um dos símbolos do público nerd/geek, o DeLorean de De Volta Para o Futuro. Filme lançado em 1985, que teve suas continuações em 1989 e 1990, foi um grande sucesso na época e provavelmente sempre será. O modelo escolhido pelo Dr. Brown para criar sua máquina do tempo foi o DeLorean DMC 12, um modelo que antes do filme havia sido um fiasco nas vendas, levando o dono da empresa a falência e a prisão.

“Se você vai construir uma máquina do tempo em um carro, por que não fazer com estilo?” (Dr. Brown)

O carro é desejo de consumo de muita gente, inclusive réplicas em miniaturas. O veículo e a trilogia são tão importantes que influenciou vários outros diretores e escritores, inclusive Ernest Cline, autor de Jogador n° 1. O DeLorean esteve presente na adaptação do livro, que chegou aos cinemas esse ano, dirigido por Steven Spielberg que também produziu De volta para o futuro.


----------

Menções honrosas

Escolhi três carros para entrarem nessa parte de menção honrosa pois não são carros com personalidade ou não protagonizam suas próprias histórias, mas são carros que acompanham os personagens de seus filmes em momentos importantes. São eles: 



-A Ferrari 1961 vermelha do pai do Cameron foi o carro que marcou Curtindo a Vida Adoidado. Ele acompanhou o trio liderado pelo Ferris Bueller em várias aventuras pela cidade, mas o mais marcante mesmo foi o que o carro representava na relação do Cameron com seu pai, onde o ele se importa muito mais a rara Ferrari do que com o filho.

-O Ford Anglia azul e voador, foi modificado na história pelo Arthur Weasley um grande apaixonado por coisas dos trouxas. O carro ajudou os gêmeos e Rony a resgatarem Harry em A Câmera Secreta e ainda os salvou os dois amigos na cena da Floresta Proibida. É um item que muito fã gostaria de ter na coleção, na versão miniatura.

-O Volkswagen T2 Microbus amarela, popularmente conhecida como kombi, acompanhou a road trip da família da pequena Olive em busca do seu sonho de participar do concurso Pequena Miss Sunshine. É um filme lindo e com certeza o carro faz parte da trama.


Qual desses carros vocês mais gostam?



Posts relacionados

2 Comments

  1. Gente, que post mais maravilhoso! Ah tá, ainda bem que você fez algumas menções honrosas, se não já ia ter briga hahah Não sei dizer qual é o meu favorito, mas tenho carinho especial pelo Herbie e o Ford de Harry Potter ❤️

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  2. Delorean não tem nem comparação, eu tô doida pra ter uma miniatura dele, mas e o preço?
    Dai o ultimo batmóvel é incrível que também valeria a pena uma coleçãozinha afinal amo o Batman!
    Secret Magic
    Xoxo

    ResponderExcluir