A Lista Negra

02 setembro




A vida no ensino médio parece tranquila, jovens se reunindo em grupos de acordo com afinidades, outros ficando mais isolados, mas todos convivendo relativamente bem até que acontece uma coisa que muda tudo.
Valerie e Nick, namorados e apaixonados, escreveram uma lista de todos aqueles que os prejudicaram, encheram ou que simplesmente eles não gostavam seja por qual fosse o motivo. A lista foi ideia dela, e até então era algo "inofensivo " pois só os dois sabiam e tinha virado uma brincadeira entre eles. Mas pro Nick era algo bem sério, ainda mais quando ele entrou na escola atirando e logo em seguida se matou. Uma tragédia dessa muda tudo.

Valerie mesmo "salvando" a vida de alguns dos seus colegas, acabou baleada e passando por uma grande investigação, afinal, ela criou a lista, como ela podia não saber o que seu namorado iria fazer? Além da investigação e da dúvida de todos, até mesmo de sua família, Valerie passa a duvidar de si mesma. Será que ela foi mesmo a culpada por tudo aquilo? Porque ela não percebeu o que Nick iria fazer? Ela tinha como evitar?

Jennifer Brown aborda um tema extremamente forte e delicado e fala diretamente aos jovens, por isso acredito que ela não tenha pesado a mão na escrita nem entrado muito na relação do casal. Pois há de ter um cuidado ao falar de um assunto que pode ser gatilho pra muitos jovens. 
Mesmo a leitura fluindo bem, foi algo demorado a se fazer, acompanhar toda a dor daqueles jovens que se foram e dos que ficaram. A culpa da Valerie e sua dificuldade de seguir em frente, ver o colégio tentar se reerguer foi lento porém necessário. 

Gostei principalmente da construção da personagem, que foi crescendo junto a história e mesmo sozinha foi tentando curar suas feridas.

Livros assim, mesmo que tragam uma premissa dolorosa são importantes de ser lidos, ainda mais quando a autora sabe construir bem a narrativa com a leveza pontual que aqueles personagens merecem.


A Lista Negra será republicado pela editora sob o nome de A Lista do Ódio, com uma nova capa e alguns extras.

********
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788565383110
Ano: 2015
Páginas: 272
Tradutor: Claudia Blanc 





Posts relacionados

1 Comments

  1. Admito que não sabia que o livro ia ganhar capa e até título diferente.
    Acho este tão bom...mas..rs
    Um dos livros mais fortes e duros que já li também. Não é fácil digerir,mas é uma leitura importante!
    Beijo

    ResponderExcluir