5 gêneros literários - 5 indicações

07 janeiro


Esse é um tipo de post que já estava na minha mente há algum tempo, mas acabei postergando porque é isso que eu faço (risos), mas uma hora ele teria que sair da lista de rascunho e ir ao ar, e nada melhor que fazer isso no dia de hoje, já que é Dia do Leitor. Parabéns leitores!

Eu sempre falo sobre livros pra vocês, crio listas, escrevo resenhas, mas muitas vezes não dou um embasamento teórico ou não indico sobre determinado gênero. Tem muitos estilos e muitos livros a serem lidos e muitas vezes não dou conta de trazer tudo pra cá (ou pro instagram). Por isso esse tipo de postagem que espero ser recorrente, explicando minimamente 5 gêneros literários e indicando um livro de cada para você leitor, que assim como eu, gosta de ler um pouco de cada, ou até mesmo quem se identifica com algum específico.

Fantasia - indicação: A Noiva Fantasma

Fantasia é um gênero que usa de fenômenos sobrenaturais, fugindo da realidade e muitas vezes criando um mundo próprio, como todo o universo criado por Tolkien por exemplo. Existem dentro dele vários subgêneros que se misturam com outros gêneros da literatura. Afinal, um livro nunca é uma coisa só, assim como o leitor. 

A indicação fica por conta de A Noiva Fantasma, um livro que li há uns dois anos mas raramente falo sobre. A Noiva Fantasma escrito por Yangsze Choo traz a história de Li Lan que recebe uma proposta de casamento de um noivo já falecido. Uma prática comum na cultura asiática. Por se tratar de uma relação sobrenatural de amadurecimento, creio que podemos encaixá-lo como fantasia romântica e/ou baixa fantasia (que acontece no mundo real).

A Darkside está relançando com uma nova capa (maravilhosa por sinal) e você pode adquirir, clicando aqui


Thriller - indicação: No Escuro


Thriller ou suspense é um gênero que utiliza da tensão, excitação e suspense pra criar expectativa  e desenvolver a história. É outro gênero que tem várias subdivisões que encontramos várias histórias diferentes. Os que mais me agradam são o policial e o psicológico. 

A indicação de hoje está colocada como thriller psicológico. No Escuro escrito por Elizabeth Heynes nos conta a história de Catherine uma mulher traumatizada por um relacionamento abusivo. A grande sacada da autora é trabalhar com as consequências psicológicas que esse tipo de trauma causou na vida da protagonista e como ela vai conviver com isso. É um livro sensacional! E tem resenha dele aqui no Ei Nati.


Ficcção Científica - indicação: O Androide


Ficção científica ou sci-fi é um gênero que trata em sua maioria sobre o futuro, com conceitos ficcionais voltados pra tecnologia ou ciência. Também possui alguns sub-gêneros, contendo também a distopia entre eles.

A indicação de hoje é de um livro que já foi resenhado no blog e já apareceu e outras ocasiões por aqui. O Androide escrito por Paulo de Casto é uma ficcção científica nacional, de muita qualidade, que fala sobre um mundo praticamente tomado pela robótica e inteligência artificial.

Romance de Época - indicação: O Pássaro


Romance de época trata-se de um romance que acontece dentro de determinada época que já passou e mostra também a cultura da mesma. Normalmente traz mocinhas fortes ou que se destacam dentro do momento que estão vivendo. É um gênero que gosto, mas raramente leio.

A indicação é de um livro que amo e fez eu me acabar de chorar, O Pássaro da Samanta Holtz. Este livro vai além do romance e te faz refletir sobre sonhos, amadurecimento, o que são temas geralmente presentes na obra da autora. Podem conferir minha opinião numa resenha antiguinha, clicando aqui. Compre aqui.

Young Adult - indicação: Penélope


Young Adult ou YA é um estilo definido pela faixa etária dos personagens, passando entre 14 e 21 anos, acompanhando a fase do jovem adulto. Ela pode englobar vários gêneros como chick-lit, romance, romance de formação.

A indicação é de Penélope escrito por Marilyn Kaye, que é a novelização do filme de comédia romântica protagonizado por Christina Ricci. Eu amei esse livro e levei séculos pra achar pra comprar, mas quando assisti ao filme não gostei tanto. Trata-se de um conto de fadas moderno e adoro histórias assim.

***

Espero que esse post lhe ajude de alguma forma.

Qual outro gênero você gostaria de ver por aqui?



Posts relacionados

4 Comments

  1. Ola Nati
    O genero que eu mais gosto é romance de epoca e romance historico que agora é fição historica ,drama ,romance adulto e suspence .
    tudo o que voce trazer para nos leitores está otimo .
    mas como voce perguntou qual genero a gente quer ver aqui no blog eu gostaria de ver indicaçao de livros de suspence .
    bjs .

    ResponderExcluir
  2. Eu sou fã demais dos suspenses e terror rs Por isso, os olhos brilharam ali com A Noiva Fantasma. Já explico rs Ele é essa fantasia misturada com a realidade das "noivas". Mas quando foi lançado, eu cismei que era tudo terror(por isso, sorri)
    e oh, a nova edição está perfeita demais(preciso comprar)
    Adorei as dicas e como não li nenhum deles, já quero todos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  3. Olá Nati!
    É incrível como existem tantos gêneros e subgêneros literários. Eu adoro romances, romances de época, thillers e fantasia, são os que mais leio. O único que não me agrada é o terror. Eu fiquei com vontade de ler A noiva fantasma por toda a questão cultural envolvida e a curiosidade de saber como se casa com alguém morto rsrs. Gostei de O pássaro, nunca li a obra, apesar de adorar romances de época. Penelope tem uma capa fofa e gosto de contos de fadas modernos também. Obrigada pelas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!
    Que alegria ver Penélope por aqui, é uma leitura que eu tenho muito carinho, já li e reli, e eu amo a mensagem que passa. Tenho vontade de ler A noiva fantasma.
    Os outros gêneros que citou não me chamam atenção.

    Beijos

    ResponderExcluir