Metanoia

17 fevereiro



Sinopse: A empresa de Lucas está passando por sérias dificuldades. As vendas despencaram, os funcionários estão desmotivados e a equipe gerencial parece estar presa a práticas ultrapassadas.
No auge do desespero, Lucas conhece um empresário e é apresentado a uma nova forma de liderança que coloca as pessoas de fato em primeiro lugar. A partir daí ele inicia uma mudança radical na maneira de enxergar seu empreendimento, os negócios e a vida.
A cada novo insight despertado nas conversas com outros mentores, o empresário se volta para a própria realidade e vai montando um modelo de prosperidade para retomar o crescimento. Porém, para colocá-lo em prática, ele precisa enfrentar a resistência do sócio e dos outros executivos, que, presos aos problemas do dia a dia, não conseguem ver adiante e não se mostram dispostos a experimentar nada novo.

Lucas é um empresário e sua empresa está indo de mal a pior. Os funcionários cada vez mais desmotivados, acumulando dívidas e nenhum lucro. Estão todos a beira de um ataque de nervos. E em pleno engarrafamento, Lucas conhece uma pessoa que poderá mudar o cenário em que sua empresa se encontra. Essa pessoa também é um empresário, mas se denomina como líder educador. Nosso personagem principal, já em desespero e não tendo mais nada a perder, decide procura-lo, ainda meio cético, e a partir daí ele vai seguindo em várias entrevistas com outros dirigentes de vários ramos, que os ensina um pouco sobre como mudar o gerenciamento de sua empresa através da Metanoia, que é tratada no livro como uma nova maneira de encarar a realidade.

Diferente de muitos outros livros desse tema, nesse temos realmente uma história com início, meio e uma conclusão e não somente tópicos sobre determinado assunto. Acredito que assim aproxima mais o leitor, facilitando no entendimento dos pontos abordados e ensinados no livro.

Achei ele bem específico para a área empresarial ou ótimo para quem tem o próprio negócio, mas também é bom para quem trabalha com vendas, já que fala sobre atendimento ao público e sua importância. Aos poucos, Lucas vai aprendendo a moldar a visão de sua empresa, a trabalhar melhor em equipe e fortalecer a união da mesma.

Apesar do contexto, tem vários trechos que podemos aplicar em vários setores de nossa vida, alguns listados abaixo.

"-Como se faz para agir de maneira diferente? Pensando de maneira diferente. Mantendo a maneira de agir, você produz esses resultados que já conhece. Se você deseja outro tipo de resultado, então precisa adotar outro tipo de comportamento." p.34

"Compromisso - enfatiza Carla - é se superar e se renovar a cada dia, entregar-se completamente àquilo que a gente se determina a fazer. O trabalho vira parte da vida, e não apenas um meio de vida." p.162 




Posts relacionados

7 Comments

  1. Mesmo não sendo meu foco de leitura, aprender sempre é meu foco de leitura! rs
    E o detalhe do livro poder ser utilizado em várias areas da nossa vida é outro ponto que me chamou atenção!
    Com certeza se tiver oportunidade, quero muito conferir!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Ei Nati!
    Não costumo ler coisas do universo empresarial mas achei bem interessante a forma narrativa que o autor usa para dar as dicas, acho que contando a história de Lucas a obra ficou bem didática do que apenas apresentar os meios de gerenciar um negócio. Os quotes são de levar pra vida toda, com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Nati!
    Confesso que não me interessei pela trama de Metanoia, é que livros indicados para a área empresarial ou para quem tem o próprio negócio não faz o meu estilo de leitura... Mas não tenho dúvidas de que essa é uma ótima dica para quem gosta do gênero... Bjos!

    ResponderExcluir
  4. ola
    apesar de não ler esse tipo de leitura creio que ela tem muito a ensinar para quem está no ramo empresarial. ainda mais nesses tempos de pandemia onde se tem que aprender a lidar com tantas dificuldade . e os quotes é algo que serve para todos .gostei muito principalmente o da pagina 34

    ResponderExcluir
  5. Natti!
    Desde o início da pandemia nós vimos vários pessoas perderem o emprego e, por conta disso, abraçarem o empreendedorismo. E por isso acredito que o livro não poderia ser mais atual, sendo que com certeza deve ajudar muita gente que fica perdido nessa esfera administrativa.
    Aprender a lidar com as pessoas é fundamental para quem é dono de uma empresa, e ao abordar esse viés, Tranjan contribui muito tanto para quem está começando quanto para aqueles em busca de uma solução (que é o caso de Lucas né).
    A obra definitivamente é daquelas que podemos ler a qualquer momento para retirar novos ensinamentos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Não é uma trama que chama minha atenção, mas gostei muito, é um livro que pode nos ensinar muito sobre negócios e até sobre como ter realizações em outras áreas da vida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Primeira vez que vejo algo sobre esse livro. Confesso que não é um tema na qual estou acostumada, mas achei a proposta bem interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir