Por que Invocacão do Mal 2 é um ótimo filme de terror

21 outubro



Ei!

Eu já queria fazer um post sobre Invocação do Mal há algum tempo, desde que assisti o 2, mas o tempo acabou passando e a postagem veio muito a calhar nesse Especial de Halloween. Já aviso logo que pode ler esse post sem medo, pois não tem nenhum spoiler sobre o filme e também não coloquei nenhuma imagem muito aterrorizante. Então vem comigo, que conto, a partir da minha opinião, porque Invocação do Mal 2 é um ótimo filme de terror.

Não sou muito entendedora do gênero, até porque comecei a assistir mais assiduamente de uns anos pra cá. Mas pra mim, filme bom de terror, é aquele que assusta sem revelar tanto, ou que nos deixa em dúvida do que é real.


Baseado em fatos reais


Como vocês devem saber, ou pelo menos a maioria, Invocação do Mal 1 e 2 são baseados em casos do casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren. O filme que estou abordando é inspirado no caso do poltergeist de Enfield, ocorrido na Inglaterra em 1977. Se quiserem ler mais sobre o caso, só clicar aqui. Quando um filme é baseado em fatos reais, isso desperta ainda mais o interesse do público. Seja pra comparar a adaptação com a realidade e achar falhas ou semelhanças, ou seja, no caso de um filme de terror, começar a duvidar ou crer em situações sobrenaturais, visto que se é baseado numa história verídica, imagina-se que tudo aquilo é real. Independente das diferenças do que realmente aconteceu em 77, Invocação do Mal 2 desperta a curiosidade e no mínimo consegue atrair um grande público já por esse motivo.


A escolha dos atores



A escolha de Patrick Wilson e Vera Farmiga já foi acertada desde o primeiro filme. Eles tem química em cena e passam muita verdade. Sinceramente, não consigo mais imaginar o casal Warren nos cinemas sem ser com os dois. A Farmiga está ainda mais incrível no segundo filme, a sensibilidade com que ela conduz suas cenas e o desespero que conseguimos sentir em seu olhar, é algo que só grandes atrizes conseguem, e ela é uma. Ela praticamente conduz o filme. Mas tenho que citar também a escolha da atriz mirim Madison Wolfe para viver a Janet. A personagem exigia muito dela e ela soube carregar esse fardo muito bem, em várias cenas impactantes que se exigia dela.


Verdade ou mentira?


Em certos momentos do filme, você começa se perguntar se tudo aquilo é verdade ou mentira, pois Lorraine Warren não tem as mesmas sensações que existem em outro caso, então a dúvida paira no ar de alguns personagens e até mesmo do público. Essas questões acabam dando um dinamismo maior ao filme.


A aparição demoníaca e os sustos


Nesses filmes sempre temos uma aparição demoníaca, que em Invocação do Mal 2 é representada por uma freira do cabrunco, que apesar de muita gente ter achado meia boca, eu achei apavorante, principalmente uma cena de plano contínuo onde essa freira está presente. Além disso, o diretor trabalha muito bem os sustos nos momentos certos. Aqueles momentos que você olha e pensa vai dar merda, aí quando você pensa que passou e não vai ter uma aparição naquele momento, vem um treco e te assusta quando você não ta esperando. Confesso que em algumas partes do filme, eu assisti com a mão no rosto e os dedos entreabertos sabe? Sou meio medrosa pra alguns filmes sim, e esse conseguiu ser ainda mais assustador que o primeiro. Mas infelizmente ele acabou a desejar com um ser nada a ver que apareceu em determinada cena, que apareceu meio avulso e destoou totalmente do resto do filme, e vocês vão saber quando virem sem nem eu precisar falar o nome.


Uma cena de respiro


Tem uma cena nesse filme, um pequeno momento de respiro, pro público e principalmente pra família que está passando por todo aquele desespero. É uma cena simples, mas muito bonita e que faz toda diferença, e acredito que é partir daquele momento que é criado um vínculo maior dos Warren com a família, necessário pra reviravolta do final. Será fácil para vocês perceberem qual a cena, quando virem, mas caso queiram uma dica, envolve música.


Apesar do final acabar ficando um pouco corrido e de uma coisa ou outra um pouco sem sentido, pra mim Invocação do Mal 2 conseguiu ser ainda melhor e mais assustador que o primeiro. Se quiserem conferir o trailer, só clicar aqui.

Mas já falei demais, agora quero saber de vocês se já viram o filme e o que acharam (sem dar spoiler pros coleguinhas hein?), deixem nos comentários as opiniões de vocês.


Posts relacionados

16 Comments

  1. Confesso a você Nati,que não sou muito fã de filmes de terror.
    Principalmente pela grande maioria deles,terminar sem uma explicação, como se tudo fosse continuar acontecendo. Acho que essa é a ideia né? ;)

    Bem,assisti o primeiro filme,mas o segundo não.Então não posso dar minha opinião.
    Mas pelo que lembro do primeiro, mesmo achando que eles exageram no lado maléfico da coisa, é aterrorizante imaginar que fatos tenebrosos assim aconteceram de fato.

    Vou tentar conter o medo,e assistir o segundo filme.

    ResponderExcluir
  2. nati não assisto filmes de terror nem por um decreto, morro de medo e depois fico com aquela impressão ruim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nati!
    Amo filmes de terror e se tem um que de realidade, fico ainda mais interessada, porque sei que foram baseados em fatos reais.
    O casal é bem conhecido e quero assistir esse filme 2, deve ser ótimo.
    “Com a sabedoria aprendemos a ser tolerantes.” (Henry David Thoreau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim Rudy, fico mais interessada sabendo que foi baseado em algo real.
      Beijo

      Excluir
  4. Eu amei, gritei horrores mas faz parte né ? kkk

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nati!
    Não assisti nenhum dos filmes e conheço pouco do casal Warren. Não me interesso muito por histórias de terror, principalmente nessas que envolvem algo sobrenatural que ocorre sem qualquer explicação, mas entendo que pra quem goste o filme deve ser um prato cheio. O que posso opinar é sobre a escolha dos atores, que pelo menos por foto se parecem bastante com o casal.

    ResponderExcluir
  6. Eu só assisti o primeiro filme e não achei tão assustador assim, e olha que eu sou completamente medrosa. Não fiquei tão animada assim nem por annabelle e nem pelo segundo, seus motivos são ótimos, mas vou deixar a dica passar dessa vez.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annabelle realmente não é muito bom, podia ter sido mais assustador rs.
      Beijos

      Excluir
  7. Olá.
    Eu gosto de filmes de terror, mas sou medrosa, eu admito! Na maior parte das cenas, um olho aberto e o outro fechado! E o suspense me mata!hahaha Mas apesar do medo, tenho curiosidade. Não assisti nenhum desses e nem sei se um dia irei assistir.
    Sua resenha está ótima, muito bem explicada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era bem medrosa, aos poucos to conseguindo assistir mais sem as mãos nos olhos hahaha

      Excluir
  8. Oie, tudo bem?
    Eu adorei o primeiro filme, é um dos que mais gosto, mas ainda não consegui assistir o segundo, e concordo super com você na escolha dos atores, eu também não consigo imaginar outros atores fazendo o filme, eles realmente tem uma química enorme.
    Os melhores sustos são assim né? Não estamos esperando e pá, aconteceu kk.
    Eu não consigo assistir com a mão no rosto, então sempre que me assusto dou um pulo no sofá kkk, é engraçado na verdade.
    Adorei o post, vou tentar assistir o quanto antes, e o mais legal é que agora tem o livro né? Pela DarkSide, a edição parece estar incrível.
    Beeeijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir