5 filmes de terror baseados em livros

24 outubro


Ei!
O post de hoje é pra falar e até revelar para quem não saiba, 5 filmes de terror que são adaptações ou baseados em livros. Não vou citar hoje os vários adaptados das histórias do Stephen King pois ainda nesse especial terá um post só sobre ele. Alguns dos que vou falar, nem eu mesma sabia que eram baseados em livros e só conheci graças a pesquisa para essa postagem. Vamos conferir!


Os Pássaros - Começando com esse grande clássico do Hitchcock. Para quem não conhece, esse filme de grande sucesso que foi lançado em 1963 conta a história de uma cidade que começou a ser atacada misteriosamente por pássaros. O filme foi uma grande inovação na época pois ele possui praticamente nenhuma trilha sonora, dando um clima de maior suspense e aflição ao longa. Ele foi adaptado de um conto homônimo escrito pela autora inglesa Daphne du Maurier. O conto foi publicado no livro "Os Pássaros e outros contos macabros" em 1952. Essa não foi a única história de Du Maurier levada aos cinemas pelo diretor, mas também Jamaica Inn e Rebecca. Não localizei uma edição brasileira do livro, mas recentemente a Darkside Books lançou o livro Os Pássaros escrito por Frank Baker quem alega que a história foi na verdade escrita por ele. Vocês podem adquirir o livro clicando aqui.(e me ajudarem com uma pequena comissão)


Horror em Amityville - O filme originalmente feito em 1975 foi baseado no livro escrito por Jay Anson, quem reuniu os relatos da família Lutz. Os Lutz ficaram apenas 28 dias morando naquela casa e afirmam que passaram por momentos perturbadores e demoníacos. Nessa mesma casa algum tempo antes, Ronald DeFeo assassinou toda a sua família alegando que estava ouvindo vozes que o ordenaram a cometer o crime. O filme de 1975 não fez tanto sucesso e não foi tão bem aceito pela crítica, mas a partir dele houve um remake em 2005 e uma sucessão sem fim de continuações (totalmente desnecessárias). A edição mais recente do livro aqui nas nossas terras, foi pela Darkside Books. (adquira aqui)

O Homem Invisível - O filme que trás um dos monstros clássicos do terror no cinema, é de 1933 e é baseado no livro homônimo de H.G. Wells. Conta a história de um médico que descobre a fórmula da invisibilidade e resolve aplicar nele mesmo. O filme contou com quatro sequências e adaptações em 1940(dois filmes), 1942 e 1944. O filme mantém-se fiel em boa parte do livro, apenas com pequenas diferenças. Em 2000 foi lançado o filme O Homem sem Sombras, protagonizado por Kevin Footlose Bacon, que foi inspirado também no livro de H.G. Wells. No Brasil, o livro teve várias edições, sendo a mais recente pela editora Zahar. (adquira aqui)

A Sentinela dos Malditos - Esse é o único filme da lista que eu não conhecia(alguns dos outros eu conheço mas não assisti), mas já fiquei curiosa pra assistir. Ele conta a história de uma jovem modelo que se mudou para um apartamento onde o outro único morador do prédio é um velho padre cego, mas coisas muito estranhas e assustadoras começam a acontecer. O filme lançado em 1977 é baseado no livro de mesmo nome escrito por Jeffrey Konvitz, que também escreveu o roteiro juntamente com o diretor do filme. O filme foi publicado no Brasil em 1974 pela editora Record.

A Profecia - Filme lançado em 1976 e é baseado no livro de David Seltzer conta a história de um casal que adota um menino que segundo a profecia, é um anticristo. Esse filme foi bem recebido pela crítica especializada e contou com três continuações e um remake lançado em 2006, este protagonizado por Julia Stiles. O livro já foi publicado algumas vezes no nosso país, em sua maioria pela editora Record.




Me contem, já assistiram ou leram algum desses filmes e livros?


Posts relacionados

8 Comments

  1. Os do King são demais! Merece um post único. "O Homem Invisível" é um clássico da literatura. De vez em quando eu ouço falar sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho pavorrrrr de filmes e livros de terror hahaha
    Comecei a assistir os filmes bem ecentemente, mas ainda assim, morro de medo hahaha
    Eu li o oceano no fim do caminho e já achei terror hahahaha E eu li sem saber sobre o que se tratava, foi indicação do bo, imagina como não fiquei hahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! ♥
    Eu quero ler todos da lista, mas, admito que, como você, também não conhecia A Sentinela dos Malditos. Como adoro um filme de terror antigo, já vou procurar para assistir, fiquei curiosa com essa sinopse, hahaha.
    Menções honrosas as adaptações do King, que em sua maioria são boas e gostosas de se assistir. Também indico para você Hellraiser e Drácula de Bram Stoker, caso não conheça.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Assim como você, eu não conhecia A Sentinela dos Malditos. Vou procurar, pois fiquei curiosa. Os outros já vi todos. Os Pássaros é o meu preferido da sua lista. Claro, Hitchcock está entre os meus cineatas preferidos. Ah, tenho o livro lindão da Dark.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu achei que não ia ter assistido nenhum, mas estava errada: já assisti Os Pássaros (e Rebecca também) e também assisti O Homem Invisível com o Kevin Footlose 😂! E eu nem gosto de filme de terror, hahahahahaha.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Nati, tudo bem? Confesso que tenho um certo frio na barriga em ler/assistir terror, ainda mais quando percebo que vou ficar com insônia (risos). Meu gênero favorito é suspense, mas aqueles que apenas causam frio na barriga e rende alguns sustos haha Da sua lista o único que conheço é Horror em Amityville inclusive tenho o livro aqui em casa mas ainda não li. Já comecei assistir o filme uma vez mas vi apenas uma parte. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  7. Confesso que conheço todos os filmes da lista, mas não tive coragem de assistir nenhum. Quando o assunto é terror que te deixa com pesadelos, volto a ser uma garotinha medrosa. hahaha

    ResponderExcluir
  8. Assisti "Horror em Amityville" e curti muito mesmo. Achei o Ryan Reynolds ótimo no papel dele! Eu tenho sincera vontade de ler o livro, e como vi o filme há muitos anos, não lembro quase nada da história, então poderia me surpreender na leitura mesmo assim.


    Agora, quanto aos filmes "Os Pássaros" é um dos que mais tenho vontade de assistir.

    ResponderExcluir