Os medos mais diferentes

23 outubro


Medo é algo sério e muitas vezes evolui para uma fobia sem controle. Por isso quem tem, é aconselhável que procure ajuda, quando vir que tal medo está te prejudicando ou atrapalhando a sua vida de alguma forma.

O medo é algo inerente ao ser humano e muitos consideram importante tê-lo pois é o que impulsiona em algumas situações ou que simplesmente faz a pessoa ficar mais criteriosa, mais atenta a detalhes. O mais importante é não deixar que o medo te impeça de fazer algo. Mas eu sei, isso não é nada fácil. Muitas vezes o medo de falhar, de mudanças, de falar em público ou de sair de casa, nos bloqueia de tantos momentos maravilhosos, de tantas oportunidades, que mais atrapalha do que qualquer outra coisa. Mas não se sinta só, é normal ficar apreensivo e temer por algo. Como eu disse, é humano. Eu mesma, tenho ficado cada vez mais com medo da criminalidade e consequentemente com medo de sair de casa. 

Mas independente de qual tipo de medo for, existem muitas pessoas que tem medos parecidos ao seus, ou aqueles tipos tão diferentes que nos faz pensar que nem existia algo assim. E são esses, os diferentes, que são o foco do post de hoje. Como vocês viram no post de ontem, o tema do especial é falar sobre curiosidades, e visões diferentes de situações ligadas ao Halloween, por isso o medo não pode faltar. 

Selecionei alguns diferentes que encontrei durante a pesquisa, para vocês conhecerem.

Sinistrofobia (medo de coisas do lado esquerdo, mão esquerda) - Tem uns medos que eu nunca conseguiria imaginar que existissem, como esse por exemplo.

Xantofobia (medo da cor amarela / medo de objetos de cor amarela) - Conheço quem tem um certo medo a cor vermelha e imagino que nesse caso possa ser por associar a sangue ou algo ruim. Agora, amarelo? Taí outro medo que eu nunca imaginaria. A mente humada é realmente um mistério.


Narigofobia (medo de narizes) - Oi?

Deipnofobia (medo de jantar em família ou amigos) - Esse é um medo que consigo entender. Jantares em família, em sua maioria, são situações propícias para constrangimentos. Mas como também inclui jantares com amigos, é praticamente uma fobia social.

Eisoptrofobia (medo de espelhos)  - Quem tem esse medo não pode nunca assistir o filme Espelhos do Medo, eu assisti a apenas uma cena e já achei aterrorizante.

Filemafobia (medo de beijar) - Aqui entra qualquer tipo de beijo, mesmo em rosto. Ele está ligado ao medo de se apaixonar, e ao medo de sofrer por amor.

Automatonofobia (medo de bonecos de cera e autômatos) - Mozão Hugh Jackman já declarou que morre de medo do Chuck(Brinquedo Assassino), esse exemplo se encontra nesse tipo de medo. Que é o medo a bonecos de cera, ou aquelas bonecas mais antigas de porcelana(que são quase sempre assustadoras), e também a ventríloquo.

Ablutofobia (medo de tomar banho) - Talvez esse medo esteja ligado ao medo de se afogar e também ao medo de água, mas não posso afirmar.

Corofobia (medo de dançar)

Ereutrofobia (medo de ficar vermelho) - Outra fobia social.

Gatesfobia  (medo de ficar rico) - Mais um medo difícil de compreender, mas imagino que esteja ligado a consequência de ficar rico, como medo de mudar, medo da violência, medo de ser traído. É a explicação que a minha lógica consegue encontrar.

Isopterofobia (medo de cupins)

Literofobia (medo de letras) - Esse foi o medo que mais me chamou atenção e por isso fui pesquisar um pouco mais sobre ele. Não conseguia entender como se daria esse medo de letras, se as letras estão em todo lugar. Foi aí que descobri que na verdade literofobia é o medo de ler em público, e é um medo que acomete principalmente crianças. Por isso, também, é tão importante incentivar o hábito da leitura nos pequenos, pois quanto mais a vontade a criança se sentir com os livros, menos dificuldade ela terá em ler para outras pessoas. Aqui nessa foto do insta, eu falei um pouco sobre um livro que me incentivou no período de pré-adolescência.


Agora me contem, qual o medo mais diferente de vocês? 
No meu caso, o medo mais estranho é de andar a pé sobre ponte, morro de medo!

Vamos conversar nos comentários.

Posts relacionados

1 Comments

  1. oi Nati, meu Deus eu tenho tantos dos medos ai descritos, mas não sabia que tinham esses nomes complicados! medo de jantar em família é o melhor, todo mundo tem uma tia que faz as perguntas mais chatas kkkk
    eu não ando a pé em pontilhão, de jeito nenhum!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir