5 filmes que falam de livros

20 setembro


Não é novidade pra vocês que amo assistir filmes e falar sobre eles. É um assunto que quero trazer cada vez mais aqui pro blog e quando voltar a gravar, fazer muitos vídeos sobre isso lá no Ei Nati TV. Então misturar dois temas que adoro, e com certeza vocês também, é melhor ainda! Por isso trouxe uma pequena listinha de 5 filmes que falam um pouco de livros/livraria/escritores que eu gosto e indico. Tentei variar nos estilos, mas não há como fugir, a maioria esmagadora são romances.




Sinopse: Diagnosticada com câncer, Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) se mantém viva graças a uma droga experimental. Após passar anos lutando com a doença, a jovem é forçada pelos pais a participar de um grupo de apoio e logo conhece Augustus Waters (Ansel Elgort), um rapaz que vai mudar completamente a sua vida.

Todos conhecem A Culpa é das Estrelas, e a maioria ama. Assisti o filme e chorei horrores(não chorei durante a leitura). Gus é um dos meus personagens preferidos da literatura e a sintonia dos atores na adaptação foi 100%. Mas esse filme não está aqui por ser adaptado da história de John Green, mas porque a personagem principal é apaixonada pelo livro Uma Aflição Imperial (livro fictício). Inclusive ela, como boa leitora, indica pro seu então amigo Gus e os dois fazem uma viagem juntos para conhecer o autor e descobrir o que aconteceu com os personagens depois do fim. Não seria o sonho de todos nós? Saber o que viria após o ponto final da nossa história favorita.



Sinopse: Uma mãe solteira, atormentada pela morte violenta do marido, batalha com o medo de seu filho de um monstro estar se espreitando pela casa, mas logo descobre a presença sinistra ao seu redor.


The Babadook é o meu filme de terror preferido. Ele vai muito além do que essa micro sinopse retirada do Filmow, é um terror psicológico maravilhoso e você acaba de assistir cheio de teorias na cabeça. Mas ele está nessa lista pois o Babadook é um monstro proveniente de um livro infantil, e a partir da leitura que ela fez pro filho, foi que esse ser estranho e assustador apareceu. Quis colocar esse filme aqui também, pois foge do gênero clichê ligado a livros, o romance, e pouquíssimas ou nenhuma outra lista como esta vai tê-lo como indicação. Falei um pouco mais sobre o filme aqui e aqui.



Sinopse: Proprietária de uma pequena livraria, Kathleen (Meg Ryan) praticamente mora com seu noivo (Greg Kinnear), mas o "trai" através da internet com um desconhecido, pois todo dia ela manda pelo menos um e-mail para ele. Seu misterioso amigo (Tom Hanks) também faz o mesmo e passa pela mesma situação: "infiel" com sua noiva (Parker Posey). De repente, a vida dela abalada com a chegada de uma enorme livraria, que pode acabar com um negócio que da sua família há 42 anos, e ela passa a não suportar um executivo que comanda esta mega-livraria, sem imaginar que o mesmo homem com quem ela conversa pela internet. Após algum tempo, ele toma consciência da situação, mas teme se revelar e muito menos dizer que se sente atraído por ela.

Ta aí um dos romances, comédias românticas que mais amo na vida, Mensagem pra Você. E o que mais faz ama-lo é justamente essa combinação de livros e romance. A história é toda baseada em livrarias e conversas construtivas e bem humoradas. Foi através desse filme que minha enorme vontade de trabalhar em uma livraria ou ter uma foi crescendo dentro de mim, mas sabemos que nem sempre a vida imita a arte. E na verdade, as coisas já estavam bem difíceis pra Kathleen, imagina pra nós meros mortais.



Sinopse:Will (Hugh Grant), pacato dono de livraria especializada em guias de viagem, recebe a inesperada visita de uma cliente muito especial: a estrela de cinema americana Anna Scott (Julia Roberts).
Dois ou três encontros fortuitos mais tarde, Will e Anna iniciam um relacionamento tenro, engraçado e cheio de idas e vindas.

Outro queridinho do meu coração, Um Lugar Chamado Notting Hill. Amo esse filme, amo a música tema, amo o clima e o cenário, amo assistir comédias românticas tendo Julia Roberts e Hugh Grant (no ápice como galã) e como ver esse filme me faz sentir saudade das comédias românticas dos anos 90/2000. Ele está nessa lista pois o personagem principal ser dono de uma livraria especializada em livros de viagem e é assim que se conhecem e se encantam. Não tem lugar mais inspirador pra encontrar o amor da sua vida, através dos livros não é mesmo?



Calvin (Paul Dano) é um jovem e talentoso romancista que passa por um "bloqueio criativo" devido à solidão de seus dias e acaba decidindo criar uma musa imaginária que seja capaz de amá-lo. A trama se complica quando, misteriosamente, sua criação, Ruby (Zoe Kazan), ganha vida.

Ruby Sparks - A namorada perfeita é daqueles filmes gostosinhos de assistir num domingo a tarde com o seu amor ao lado. Apesar de características um pouco neuróticas da personagem e um pouco possessivo do Calvin, em alguns momentos, é uma história ótima, criativa e boa de assistir. Temos um outro exemplo de como o livro dá vida a alguém, já que Ruby ganha vida nos escritos feitos pelo escritor Calvin.

Quais desses filmes você já assistiu?
Tem outros pra indicar que falem um pouco sobre livros, livraria e tudo mais?




Outros posts que podem lhe interessar:



Posts relacionados

3 Comments

  1. Ahh eu amo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu amo filmes que falam/mencionam livros!
    sou suspeita pra falar sobre acede <3 fiquei interessada nesse the babadook e, um lugar chamado notting nill, já ouvi falar, mas ainda não assisti..
    -
    desde que assisti as crônicas de spiderwick quando eu era pequena, eu tenho vontade de ler o livro das fadas *u* e também em 'a menina que roubava livros' <333 tem um livro que ela pega que é lindo e morro de vontade daquele livro hahahaha

    bjitos

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu assisti apenas uma parte de a culpa é das estrelas, mas parei porque quero ler o livro primeiro e depois assistir ao filme, mas o pouco que vi já sei que irei gostar.
    Minha amiga quer muito assistir Babadook e pretendemos marcar para assistir em algum fim de semana eu até agora não sabia nada sobre o filme, mas pelo pouco que vi aqui parece que será ótimo e não vejo a hora de poder assistir.

    ResponderExcluir